✦ Política

Em virada contra Renan, Pleno do TSE devolve vice de Alagoas às eleições de Arapiraca

  Não durou 24 horas a decisão judicial comemorada como definitiva pelos caciques do MDB em Alagoas. Em votação apertada, por 4 votos contra 3, o Pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou na manhã desta quinta-feira (12) o retorno do vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa (expulso do MDB), à disputa pelo cargo de prefeito de Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas.

A decisão representa uma virada contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que tenta impedir a candidatura do vice de seu herdeiro político, o governador Renan Filho (MDB). Luciano Barbosa reagiu denunciando na terça-feira (10) ser vítima do coronelismo e de um ataque à democracia. Mas hoje agradeceu à Justiça do Brasil por restabelecer seu direito de ser votado.

“Obrigado Arapiraca! Obrigado a justiça brasileira, a todos envolvidos nesse momento histórico. Obrigado ao povo! Vamos juntos, vamos ganhar essa eleição! Essa vitória é nossa!”, escreveu Luciano Barbosa, em suas redes sociais, após a decisão de hoje.

 

A maioria dos ministros reformou a decisão de ontem (11) do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, que havia rejeitado o recurso do candidato contra decisão do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Na segunda-feira (9) a Corte Eleitoral alagoana decidiu, por 5 votos a 1, proibir atos de campanha de Luciano Barbosa e retirar seu nome da urnas eletrônicas.

Nas urnas

Na manhã de hoje, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do TRE de Alagoas abriu as audiências de geração de mídias e cargas de urnas e suspendeu os trabalhos em razão do julgamento no Pleno do TSE. Seriam realizadas a geração de mídias e preparação das 413 urnas eletrônicas de Arapiraca.

Após a decisão do Pleno do TSE, a alteração foi suspensa, mantendo o nome de Luciano Barbosa nas urnas, que permanecem lacradas e seguem para o município nesta sexta-feira (13).

“Desde a decisão do colegiado alagoano até esta data não houve nenhum tipo de interferência nas mídias dessas urnas eletrônicas. Todas permaneceram lacradas e armazenadas e, com a decisão superior, serão preparadas para o transporte para Arapiraca”, explicou o presidente do TRE de Alagoas, desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo.

Líder da disputa

Um levantamento de intenção de voto realizado na terça-feira (10) pela Global 3 Soluções & Pesquisas registrou que Luciano Barbosa tem 44,6% da preferência dos arapiraquenses, seguido da atual prefeita, Fabiana Pessoa (Republicanos) com 20,1%, por Tarcizo Freire (PP) com 16,6%, Gilvânia Barros (SDD) 6,4%, Claudio Canuto (Patriota) 1,8%, Hector Martins (Cidadania) 0,8%, e Lindomar Ferreira (PSOL) 0,3%. Foram 2,6% dos eleitores dizendo que votam branco ou nulo, enquanto 2,7% disseram não saber ou não quiseram responder.

A pesquisa ouviu 1.000 eleitores na terça-feira e está registrada na Justiça Eleitoral com o número AL-09104/2020. O nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 3,19 pontos percentuais para mais ou menos.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br