✦ Marcelândia
Tendência

Marcelândia: Onda de calor reforça alerta para prevenção contra dengue

A combinação do calor com longos períodos de chuva contribui ao aumento de casos da doença.

    O aumento das temperaturas no verão traz um alerta importante nessa época do ano: a prevenção é a única maneira de combater focos do Aedes Aegypti e a ameaça de proliferação da dengue. Dados da União mostram que 80% dos criadouros estão dentro das casas em pratos, vasos, garrafas e outros recipientes que acumulam água limpa.

Mas o que vem causando preocupação dos agentes de saúde e de endemia é que o mosquito da dengue não deposita seus ovos somente em água limpa como muitos acreditam. De acordo com profissionais de saúde, o mosquito deposita seus ovos nas bordas dos vasos de flores ou em qualquer outro lugar árido e que pode durar até 18 meses no local e, na medida que chove, os ovos do mosquito aedes aegypti começam a eclodir.  Por isso há um forte empenho da Secretaria Municipal  de Saúde de Marcelândia nas ações desenvolvidas para identificar e eliminar focos da dengue.

Em 2023, a doença teve um aumento significativo em vários municípios do Estado.

São consideradas de risco situações em que mais de 4% das residências visitadas por agentes de saúde apresentam focos de dengue, enquanto os municípios em alerta são locais onde foi identificado foco entre 1% e 3,9% dos domicílios. “Esses dados fazem parte de um levantamento divulgado pelo governo federal que mediu o nível de infestação pelo mosquito em vários municípios brasileiros”.

A combinação do calor com longos períodos de chuva contribui para o aumento de casos da doença. Segundo os dados registrados no primeiro semestre de 2023 reforçam a preocupação com o problema.. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Marcelândia determina ações de combate e prevenção do mosquito aedes aegypti. “

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br