✦ Geral

Conheça a lagarta-cachorrinha, inseto venenoso comum em SC que depois vira mariposa

Animal possui pelos e pode machucar caso alguém encoste, explica biólogo de Jaraguá do Sul

    Comum na época de primavera e verão, a lagarta-cachorrinha chama a atenção pela aparência. O biólogo da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) Christian Raboch afirmou que o animal possui pelos no corpo e pode causar ferimentos em quem encoste nele.

A lagarta-cachorrinha é comum em todo o estado catarinense e, depois do período de casulo, vira uma mariposa. O biólogo disse que as pessoas são curiosas em relação a esse inseto e recebe muitas dúvidas sobre ele. O inseto é do gênero Megalopyge, conforme Raboch.

O animal é encontrado geralmente em árvores, principalmente em goiabeiras, onde procura alimento. Para quem encostar sem querer na lagarta, o biólogo deu uma orientação.

“A gente indica passar água fria ou gelo. Não passar vinagre ou álcool, que podem agravar o ferimento. Geralmente dá uma dor ou vermelhidão. Se inchar o braço, procurar um hospital, já que o animal é venenoso e cada pessoa reage de uma forma. Pode dar alergia”, alertou.  Em Jaraguá do Sul, cidade do Norte catarinense, o biólogo afirmou que a Fujama não recolhe lagartas em geral. “A gente pede para as pessoas terem cuidado. Em poucos dias, acaba virando um casulo e, futuramente, vai virar mariposa ou borboleta”, disse.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br