✦ Política

Prefeitos são contra adiantar feriados e consideram medida inútil

 Prefeitos de Mato Grosso são contra a antecipação de feriados proposta pelo governador Mauro Mendes (DEM). Gestores de importantes municípios como Sinop, Sorriso e Primavera do Leste já se pronunciaram contra o fechamento do comércio por 10 dias.

O projeto de antecipação dos feriados visa reduzir a circulação das pessoas e conter o avanço dos casos de covid-19. O texto  está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALMT).
Na segunda-feira (22), o gestor de Sorriso (420 km ao Norte), Ari Lafin, participou de protesto com empresários da cidade. Eles são contra a extensão do decreto que estabelece medidas mais restritivas em todo o Estado. O documento que determina toque de recolher e limita funcionamento das atividades comerciais até às 19h foi prorrogado por mais 15 dias.
Na última quinta-feira (18), um documento foi protocolado na secretaria da Casal Civil, solicitando que as atividades dos comércios possam funcionar até às 22h. Além disso, reivindica que o toque de recolher começa às 23h.
O prefeito de Sinop (500 km ao Norte), Roberto Dorner (PSD), se reuniu com vereadores e decidiram pelo posicionamento contra o fechamento. Na avaliação do gestor, as pessoas estão mais protegidas no trabalho do que em casa.
Para o gestor, o fechamento não adianta, pois as pessoas irão se reunir em festas privadas. Ele opina por reforçar as medidas de biossegurança.
O prefeito de Primavera do Leste (231 km ao Sul), Léo Bortolin, encaminhou carta ao presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) contrário ao feriado prolongado. O documento também é assinado pela Câmara Municipal, Sindicato Rural, Câmara de Dirigentes Lojistas e pela Associação Comercial e Empresarial de Primavera do Leste pontua.
Na carta, os representantes alegam grande prejuízo a economia, principalmente, o setor agrícola.
“Nos preocupa ainda os prejuízos nos prazos administrativos, interferindo nos processos licitatórios e compras de insumos essenciais ao atendimento de saúde pública e também o aumento da circulação de pessoas de forma informal, com festas particulares, viagens, encontros, e similares, gerando mais contágio do novo coronavírus”, enfatiza Bortolin.
O prefeito de Juína (735 km a Noroeste), Paulo Veronese (Pode), é contra a emenda de feriados. Para ele, a medida não adiante, visto que a população vai buscar alternativas para se aglomerar.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br