✦ Política
Tendência

Janja sofre mais uma derrota no Governo

Já a escolha de um civil para comandar o GSI tinha como um de seus principais entusiastas o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

     A escolha do general da reserva Marcos Antonio Amaro dos Santospara ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) é uma derrota para a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, que tentou articular dentro do governo a nomeação de um civil para o cargo.

A saída do general Gonçalves Dias há duas semanas provocou uma divisão no núcleo central da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O grupo que defendia a permanência de um militar no comando da pasta era encabeçado pelos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Defesa, José Múcio. A ideia recebia ainda o apoio de outros dois integrantes do primeiro escalão com assento no Palácio do Planalto: Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicação Social).

Já a escolha de um civil para comandar o GSI tinha como um de seus principais entusiastas o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. O ministro da Justiça, Flávio Dino, a quem Andrei está subordinado, também apoiava a ideia. 

As discussões sobre a reformulação do ministério começaram na transição. Pela desconfiança com militares, Lula decidiu criar a Secretaria Extraordinária de Segurança Imediata do Presidente da República para assumir as funções de proteção do chefe do Executivo, que tradicionalmente ficavam a cargo do GSI. 

O Globo

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br