✦ Política

Bolsonaro explica mudança na divulgação dos números da pandemia

 O presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou, neste sábado (6), que o Ministério da Saúde adequou a divulgação dos dados sobre o coronavírus para evitar inconsistências. 

Em uma série de mensagens no Twitter, Bolsonaro escreveu:

“Ao longo do enfrentamento da doença, a coleta de informações evoluiu com capacitação e serviços laboratoriais. As medidas, assim, permitem obter dados mais precisos sobre cada região.”

O boletim, que era divulgado às 17h, passou a sair às 19h e, agora, por nova determinação do presidente, ficou para as 22h. 

O chefe do Executivo também afirmou que “o acúmulo de dados” não estava retratando o momento do país:

“A divulgação dos dados de 24 horas permite acompanhar a realidade do país neste momento e definir estratégias adequadas para o atendimento a população. A curva de casos mostram as situações como as cenários mais críticos, as reversões de quadros e a necessidade para preparação.

E acrescentou:

“Ao acumular dados, além de não indicar que a maior parcela já não está com a doença, não retratam o momento do país. Outras ações estão em curso para melhorar a notificação dos casos e confirmação diagnóstica.”

Bolsonaro finalizou explicando que os dados estão sendo “padronizados” e “adequados”:

“Para evitar subnotificação e inconsistências, o Ministério da Saúde optou pela divulgação às 22h, o que permite passar por esse processo completo. A divulgação entre 17h e 19h, ainda havia risco subnotificação. Os fluxos estão sendo padronizados e adequados para a melhor precisão.”

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br