✦ Mundo

Quem é o ex-guerrilheiro eleito novo presidente da Colômbia

Gustavo Petro foi preso em 1985 por posse ilegal de armas e ficou 18 meses na cadeia

  O segundo turno das eleições presidenciais da Colômbia, realizado neste domingo (19), marcou a vitória do esquerdista Gustavo Petro sobre o empresário direitista Rodolfo Hernández. Conhecido por seu histórico como ex-guerrilheiro, Petro recebeu 50,4% dos votos contra 47,3% de Hernández.

Nascido na cidade de Ciénaga de Oro, que fica na província de Córdoba, Petro tem 62 anos. A relação do presidente eleito com a guerrilha começou quando ele tinha 17 anos. Na época, Petro se juntou ao grupo guerrilheiro chamado Movimento 19 de Abril, conhecido como M-19. Em 1985, ele foi preso por posse ilegal de armas e ficou 18 meses na cadeia.

Enquanto atuava na guerrilha, Petro se formou em Economia na Universidade Externado, em Bogotá. O grupo guerrilheiro foi desmobilizado em 1990, quando se transformou no partido político Aliança Democrática M-19, do qual o presidente eleito foi um dos fundadores.

Na política, Petro foi eleito para deputado em 1991, função que cumpriu até 1994 quando tentou a reeleição, mas não conseguiu. Após ameaças de morte, ele se mudou para a Bélgica, onde atuou como funcionário da embaixada colombiana. Já em 1998, ele se elegeu para um novo mandato como deputado, mas por outro partido que fundou com outros ex-militantes que saíram do M-19.

No ano de 2006, Petro foi eleito senador, função pela qual fez grande oposição ao então presidente do país, Álvaro Uribe. Em 2010, ele concorreu pela primeira vez à Presidência da Colômbia, mas teve pouco mais de 9% dos votos. Um ano depois, ele foi eleito como prefeito de Bogotá, capital do país, cargo que ocupou até 2015.

Em 2018, novamente candidato à presidência, Petro foi criticado pela amizade com o falecido presidente venezuelano Hugo Chávez. Na época, ele foi acusado pela oposição de querer transformar o país em uma nova Venezuela. Ao final da eleição, ele foi derrotado no segundo turno para Iván Duque.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br