✦ Mundo

Na Suécia, passaporte da vacina pode ser através de microchip

De acordo com mídia local, número de voluntários vem aumentando

  Nos últimos anos, muitos suecos se voluntariaram para implantar microchips em suas mãos para que não precisassem mais carregar dinheiro, identidade, chaves, passes para a academia, etc. Em tempos de pandemia da Covid-19, a façanha tecnológica adquiriu uma nova funcionalidade: passaporte sanitário.

– Obtenha seu certificado Covid em um chip em sua mão ou em outro lugar sob a pele. É cada vez mais comum inserir um chip no corpo com diferentes tipos de informações e agora você também pode inserir seu certificado Covid no chip – noticiou o jornal Aftonbladet, de Estocolmo, capital da Suécia .

Além das mãos, os microchips também são normalmente implantados nos braços ou tórax. Do tamanho de grãos de arroz, os chips funcionam mais ou menos como os usados nos cartões de crédito de celulares e bilhetes de ônibus.

Desde o dia 1º de dezembro, o passaporte da vacina foi imposto ao suecos para ir a teatros, shows e outros eventos maiores em ambientes fechados. Nesta terça-feira (7), o governo sueco anunciou que vai ampliar a exigência de apresentação do documento para restaurantes e academias.

Desta forma, somente quem estiver vacinado, tiver vencido a doença ou tiver teste negativo terá acesso a esses espaços.

– Em alguns países europeus, há uma evolução muito preocupante com alta transmissão e uma carga hospitalar maior. Na Suécia, não estamos nessa situação. Há mais contágio, mas ainda em níveis baixos – disse a primeira-ministra sueca Magdalena Andersson em entrevista coletiva , que falou em medidas “cautelares”.

A Suécia, a mais atingida entre as nações nórdicas nas duas primeiras ondas, permanece por enquanto entre os países europeus com menos contágio nos últimos meses.

No entanto, as autoridades suecas anunciaram que, caso a situação se deteriore significativamente, estão preparadas para tomar outras medidas, como a introdução do ensino à distância parcial, o aumento do trabalho a partir de casa ou a limitação das reuniões públicas.

A Suécia, com uma população total de cerca de 10,4 milhões de habitantes, registrou até o momento 1,22 milhão de casos e 15.177 óbitos por covid-19, com uma taxa de 147,79 óbitos por 100.000 habitantes.

A mortalidade sueca por coronavírus é quase três vezes maior que a da Dinamarca e sete vezes a da Noruega, mas está abaixo de países como Hungria, República Tcheca, Bélgica, Itália, Reino Unido, Polônia, Espanha, França e Portugal.

O passaporte sanitário é obrigatório, mas em formato de chip, por enquanto, é voluntário no país nórdico.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br