✦ Mundo

Inflação bate recorde em 19 países que usam o euro

O aumento dos preços ao consumidor é um problema em todo o mundo, com os EUA e a Grã-Bretanha vendo a inflação atingir as máximas de 40 anos de 8,6% e 9,1%, respectivamente. 

   A inflação nos países que usam o euro estabeleceu outro recorde de dar água nos olhos, impulsionado por um enorme aumento nos custos de energia alimentado em parte pela guerra da Rússia na Ucrânia.

A inflação anual nos 19 países da zona do euro atingiu 8,6% em junho, superando os 8,1% registrados em maio, de acordo com os últimos números publicados nesta sexta-feira (1°) pela agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat. A inflação está em seu nível mais alto desde que os registros do euro começaram em 1997.

Os preços da energia dispararam 41,9%, e os preços de alimentos , álcool e tabaco subiram 8,9%, ambos mais rápidos do que os aumentos registrados no mês anterior.

A demanda por energia aumentou à medida que a economia global se recuperava das profundezas da pandemia de COVID-19 e a invasão da Ucrânia pela Rússia piorou as coisas.

Os líderes da União Europeia concordaram em proibir a maioria das importações de petróleo russo até o final do ano, levando a um aumento nos preços. O bloco de 27 países quer punir Moscou e reduzir sua dependência da energia russa, mas também está aumentando a dor financeira para pessoas e empresas à medida que as contas de serviços públicos e os preços nas bombas disparam.

A Rússia também reduziu as entregas de gás natural usado para abastecer a indústria e gerar eletricidade no mês passado para vários países da UE, como Alemanha, Itália e Áustria, além de cortar o gás para França, Polônia, Bulgária e outros.

O aumento dos preços ao consumidor é um problema em todo o mundo, com os EUA e a Grã-Bretanha vendo a inflação atingir as máximas de 40 anos de 8,6% e 9,1%, respectivamente. Isso levou o Federal Reserve dos EUA, o Banco da Inglaterra e outros bancos centrais em todo o mundo a aprovar uma série de aumentos nas taxas de juros para combater a inflação.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br