✦ Ciências e Tecnologia

Carro elétrico SU7 lançado pela Xiaomi tem preço surpreendente; confira os detalhes

O topo de linha é o Xiaomi SU7 Max.

    A Xiaomi lançou oficialmente um dos carros elétricos mais aguardados: o Xiaomi SU7, um veículo inédito da marca famosa por seus smartphones. O carro é um concorrente direto de modelos de ponta como o Tesla Model 3 e o Porsche Taycan. O SU7 teve seus preços revelados nesta quinta-feira (28) e surpreendeu pelo valor. O CEO da Xiaomi, Lei Jun, promete que seu carro é o mais acessível dentro dessa categoria.

O Xiaomi SU7 será disponibilizado em três versões, cada uma com diferentes opções de autonomia e desempenho. A versão de entrada tem um preço inicial de 215.900 yuans, o que equivale a cerca de US$ 29 mil ou R$ 148,9 mil em conversão direta. Esse valor é muito competitivo e está no patamar de um SUV compacto a combustão.

Nessa configuração, o Xiaomi SU7 possui uma bateria de 73 kWh, proporcionando uma autonomia de 700 km no ciclo chinês, o que corresponde a cerca de 490 km no padrão do Inmetro. Ele acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,28 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h.

A versão intermediária é o SU7 Pro, que oferece uma autonomia estendida de 830 km e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Além disso, conta com o sistema de direção semiautônoma Xiaomi Pilot Max. Seu preço é de 245.900 yuans.

O topo de linha é o Xiaomi SU7 Max. Equipado com motores duplos, ele acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 2,78 segundos e atinge uma velocidade máxima de 265 km/h. O interior também recebe atenção especial, com um volante clássico do tipo D, recursos inteligentes de condução por meio de um botão e uma variedade de controles acessíveis ao motorista. O preço do SU7 Max é de 299.000 yuans, o que representa cerca de um terço do valor de um Taycan Turbo na China.

Lei Jun revelou que o Xiaomi SU7 estará disponível em nove cores, abrangendo desde tons esportivos como Gulf Blue e Lava Orange até opções mais elegantes como Cinza Elegante e Azul Meteoro.

Com uma área envidraçada de 5,35 metros quadrados e vidros especialmente projetados para filtrar raios UV e infravermelhos, o Xiaomi SU7 garante conforto térmico mesmo nos dias mais quentes.

Além disso, a Xiaomi está preparando a construção de estações de supercarregamento, utilizando uma solução de superalimentação com refrigeração líquida de 600 kW, planejadas inicialmente para Pequim, Xangai e Hangzhou.

Interior do Xiaomi SU7/ Divulgação

Neste primeiro momento, o Xiaomi SU7 será vendido exclusivamente na China. Embora a Xiaomi tenha presença oficial no Brasil, ainda não há confirmação sobre a chegada desse modelo ao mercado brasileiro.

Em relação à tecnologia da bateria, a Xiaomi adota uma abordagem inovadora. Assim como a BYD, o SU7 utiliza a tecnologia chamada “Cell-to-Body” (CTB), na qual as células da bateria são integradas à estrutura da carroceria e incluem um sistema de proteção de 14 camadas.

Além disso, a Xiaomi está desenvolvendo sua própria liga metálica chamada “Titans Metal”, fabricada com um processo de fundição exclusivo chamado hiper-die T9100. Essa liga promete alta resistência e produção mais rápida em comparação com as ligas convencionais. A redução de peso resultante (cerca de 17%) melhora o desempenho e a autonomia do veículo.

No que diz respeito à direção autônoma, a Xiaomi está seguindo os passos da Tesla. Ela está desenvolvendo seu próprio sistema de direção autônoma, que inclui a tecnologia adaptativa BEV, o Modelo Fundamental de Mapeamento de Estradas e a Tecnologia Super-Res Occupancy Network. O hardware desse sistema inclui dois chips NVIDIA Orin e sensores avançados, com o objetivo de posicionar a marca no topo da indústria até 2024.

Fabricante chinesa planeja reduzir peso do carro para melhorar performance e ampliar autonomia/ Xiaomi/Divulgação

O Xiaomi SU7 apresenta uma “Smart Cabin” com uma tela gigante. O conceito de design interno é centrado no ser humano, incorporando um console central de 16,1 polegadas com resolução 3K, uma tela multimídia de 56 polegadas e um painel giratório de 7,1 polegadas, recurso típico da BYD. Essa abordagem, combinada com o chip Snapdragon 8295 com inteligência artificial, proporciona uma experiência intuitiva e contínua para o usuário, estabelecendo um novo padrão para a tecnologia dentro do carro.

Além disso, o Xiaomi SU7 visa redefinir o conceito de veículo inteligente. Ele será integrado ao ecossistema Xiaomi CarIoT, oferecendo suporte para mais de 1000 dispositivos domésticos inteligentes da Xiaomi e conexões contínuas entre esses dispositivos. Isso proporcionará aos usuários um ambiente versátil e conectado dentro do carro.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br