✦ Brasil
Tendência

Lula critica embargo aplicado pelos Estados Unidos contra Cuba

Petista disse que Cuba é "vítima de um embargo econômico ilegal"

    O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se posicionou contra o embargo dos Estados Unidos em relação a Cuba, classificando-o como ilegal. Para o petista, Cuba tem sido um país defensor de uma “governança global mais justa”. A declaração foi feita durante um discurso na Cúpula do G77 + China, realizada em Havana neste sábado (16).

– O Brasil é contra qualquer medida coercitiva de caráter unilateral. Rechaçamos a inclusão de Cuba na lista de Estados patrocinadores do terrorismo (…). Cuba tem sido defensora de uma governança global mais justa. E até hoje é vítima de um embargo econômico ilegal – disse.

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprova todos os anos uma resolução na qual critica a política americana e pede o fim do embargo, mas a medida não tem efeito vinculante. Desde que o documento foi apresentado pela primeira vez, em 1992, o Brasil se posicionava a favor do texto.

Contudo, em 2019, sob o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o Brasil se posicionou contra a resolução. Naquele ano, apenas Estados Unidos, ainda na gestão de Donald Trump, e Israel votaram da mesma maneira que o Brasil.

*AE

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br