✦ Brasil
Tendência

Investigação do assassinato de Marielle chega ao STF, por suposto envolvimento de autoridade com foro

Foro privilegiado é prerrogativa que autoridades — como deputados, senadores, ministro e presidente — têm de ser julgados diretamente pelo STF. Investigadores não revelaram nome da pessoa com foro citada.

   As investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de seu motorista Anderson Gomes, mortos a tiros há 6 anos, chegaram ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

A TV Globo apurou que o caso foi enviado ao STF pelo Superior Tribunal de Justiça(STJ) após ser identificado o suposto envolvimento de pessoa com foro privilegiado no Supremo. 

Foro privilegiado é o termo que designa o fato de que algumas autoridades são julgadas diretamente pelo STF. São elas: presidente, vice-presidente, ministros, senadores, deputados federais, integrantes dos tribunais superiores, do Tribunal de Contas da União e embaixadores. 

A apuração corre em sigilo e não há detalhes de quem seria a pessoa com foro citada nas investigações. 

Fontes da Polícia Federal afirmam que a corporação continua concentrada na investigação sobre o mandante do assassinato. 

Seis anos sem Marielle e Anderson: A vida que os dois não viveram nos anos após o atentado 

Como estão as investigações

Seis anos depois, estão presos: Ronie Lessa, Élcio de Queiroz, Maxwell Simões Corrêa e Edilson Barbosa dos Santos. 

Ronie Lessa e Élcio são acusados de terem executado o crime. Segundo as investigações, Maxwell participou do plano do assassinato e monitorou a rotina da vereadora, além de ter ajudado Ronnie e Élcio no desmanche do carro usado no crime e do sumiço das cápsulas da munição. 

Edilson é dono do ferro-velho onde o carro usado no crime foi desmontado. 

De acordo com investigadores, Lessa tratou com a PF de uma proposta de delação premiada e poderia indicar quem seria o mandante do crime que tirou a vida de Marielle. 

Ministros do STJ afirmaram de forma reservada que a Corte Especial do tribunal chegou a discutir, em sessão fechada no fim o ano passado, qual seria o foro para analisar a eventual delação. Decidiram que o Ministério Público Federal poderia atuar. 

Oficialmente, a PF já informou que fechou delação premiada com o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz. Ele dirigiu o carro utilizado na campana que terminou com o assassinato da vereadora. 

Na delação de Élcio de Queiroz, Lessa é apontado como autor dos disparos. Lessa foi expulso da PM e condenado, em 2021, a 4 anos e meio de prisão pela ocultação das armas que teriam sido usadas no crime — pena aumentada depois para 5 anos.

g1

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br