✦ Brasil
Tendência

CNN está em uma “sinuca de bico”

Além disso, a franquia brasileira da CNN teve desde março de 2020 três nomes na sua presidência: Douglas Tavolaro, Renata Afonso e João Camargo, que passou a ocupar o cargo há 10 meses.

    Há três anos no ar, a CNN Brasil ainda luta para encontrar sua identidade dentre os canais de notícias. Com a saída do executivo Leandro Cipoloni da vice-presidência de jornalismo, em julho, Virgílio Abranches passou a ocupar a vaga e inicia uma nova tentativa de emplacar a operação da CNN no país.

Além disso, a franquia brasileira da CNN teve desde março de 2020 três nomes na sua presidência: Douglas Tavolaro, Renata Afonso e João Camargo, que passou a ocupar o cargo há 10 meses.

Nos bastidores de todas essas mudanças é que até hoje o projeto da CNN Brasil não encontrou sua posição no mercado e acumula prejuízos. No início da gestão de Camargo, cogitou-se fechar o canal diante de uma situação financeira alarmante. Conforme antecipou o NaTelinha, a CNN fechou com um déficit de cerca de R$ 160 milhões em 2022.

Crise na CNN Brasil

Quando assumiu o cargo de presidente, João Camargo concedeu uma entrevista ao colunista Guilherme Ravache onde falou pela primeira vez sobre os problemas financeiros da CNN Brasil. “A CNN operava com 42% de custo administrativo. Não faz sentido o núcleo do negócio ter somente 58% do investimento. Em uma construtora a relação é de 6% em administrativo e 94% no núcleo. Espero chegar a pelo menos 85% do nosso custo investido no core, que é o jornalismo”, explicou.

Se não bastassem os problemas financeiros, há três anos, a CNN Brasil não consegue se manter nas primeiras posições entre os canais mais assistindo no segmento de notícias. Em julho, de acordo aferição da Kantar Ibope Media PayTV a que o NaTelinha teve acesso por terceiros, ficou em quarto lugar, perdendo para GloboNews, Jovem Pan e Record News.

“Nessa busca pela audiência, o canal de Rubens Menin ainda não sabe se monta uma programação para competir com a GloboNews ou com a Jovem Pan. Não encontra sua identidade e, com isso, ainda não colocou sua digital no Brasil.”

Do ponto de vista de negócio, será que ainda vale a pena Menin pagar por um valor tão alto para ser dono da franquia brasileira? Não seria mais viável aproveitar a identidade da rádio Itatiaia, que pertence ao grupo, e transformá-lo num canal de notícias? Enfim, a sensação é que o projeto da CNN Brasil está à deriva esperando a correnteza para chegar à beira da praia e pegar sol.

O novo diretor comercial da CNN Brasil

Procurada pelo NaTelinha, a CNN Brasil enviou a seguinte nota sobre quem assume o cargo de diretor comercial do canal com a saída Maurício Kotait:

“CNN Brasil anuncia Angelo de Sá Jr. como novo responsável pela Diretoria Comercial. Conhecido no mercado como JR, o executivo traz no currículo passagens por Veja, Exame, Valor, Bandeirantes, Indoormidia e WeOOH. Jotaerre terá o desafio de manter a empresa no patamar dos maiores veículos de comunicação do país nas relações com o mercado, com foco em entrega qualificada e customizada para anunciantes que desejam ter suas marcas vinculadas a conteúdos relevantes e a uma vitrine multiplataforma. A nova Diretoria Comercial irá se reportar à Vice-Presidência de Gestão e Negócios, liderada por Jercineide Castro.

Atenta às demandas e oportunidades do universo digital, meio em permanente transformação, a CNN Brasil também definiu que uma das vice-presidenciais da empresa será dedicada a área. Sérgio Maria, que assume a Vice-Presidência de Digital e Inovação, será responsável por liderar a estratégia de expansão da empresa nas plataformas digitais.

O objetivo é colocar em prática iniciativas que manterão a CNN Brasil conectada às mais modernas práticas de produção de conteúdo e atendimento ao mercado publicitário. Sérgio chegou ao grupo há três meses como consultor e agora assume o desafio de acelerar ainda mais o crescimento da CNN Brasil no segmento digital.

Mauricio Kotait deixou a CNN Brasil na última quarta-feira, 2, após dois anos de uma parceria bem-sucedida como Vice-Presidente Comercial e excelentes resultados. Com base em princípios éticos, profissionalismo e ótimo relacionamento com clientes, Kotait foi responsável pelo fortalecimento da presença da CNN Brasil no mercado publicitário.”

Créditos: Na Telinha

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br