Uncategorized
Tendência

Sementes mencionadas na Bíblia são achadas em deserto de Israel

Variedade da semente de uva inspirou a bênção de Jacó a seu filho Judá

     Ao realizarem escavações no deserto de Neguev, em Israel, arqueólogos fizeram uma nova descoberta que pode estar relacionada às Escrituras. Segundo pesquisa divulgada no último dia 4 de maio, os cientistas encontraram sementes de uva milenares cujo DNA é semelhante à variedade da fruta citada em trechos dos livros de Gênesis e Números.

No total, foram 16 sementes identificadas no solo de um sítio arqueológico que abrigava uma cidade nabateia. Elas foram analisadas pela Universidade de Haifa e pelo laboratório paleogenético do Museu Steinhardt de História Natural da Universidade de Tel Aviv.

Por meio de uma técnica envolvendo espectroscopia infravermelha, os cientistas avaliaram o DNA das sementes. Algumas amostragens ficaram prejudicadas devido à má qualidade do material genético. Entretanto, foi possível constatar que duas delas datavam de 900 a.C, segundo a revista Galileu.

Sementes de uvas achadas por arqueólogos Foto: Divulgação/Universidade de Haifa/Guy Bar-Oz

Uma das variedades seria do tipo Syriki, utilizada até os dias de hoje para produzir vinho tinto luxuoso no Líbano. Esse mesmo tipo foi citado em Gênesis 49:11, durante a bênção de Jacó a Judá: “Ele amarrará seu jumento a uma videira, seu jumentinho ao ramo mais escolhido; ele lavará suas vestes no vinho, suas vestes no sangue das uvas”.

A mesma variedade foi mencionada no livro de Números 13:23: “Quando chegaram ao Vale de Eshkol [identificado por alguns como Nahal Sorek], eles cortaram um galho com um único cacho de uvas. Dois deles o carregavam numa vara entre si”.

O líder da pesquisa, professor Guy Bar-Oz, disse que o trabalho arqueológico no local apontou que ali havia uma “florescente indústria vinícola” durante os períodos bizantino e árabe inicial.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br