Eleições 2022

Relator diz que apresentará parecer da PEC do voto impresso auditável na próxima semana

  Em entrevista à CNN Brasil, o deputado federal Filipe Barros (PSL-PR) disse que pretende apresentar na próxima semana relatório da PEC do Voto Impresso Auditável.

O relator da iniciativa na comissão especial da Câmara afirmou que, antes de apresentar o seu parecer sobre a proposta, promoverá nesta semana audiências públicas e fará visita técnica ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O esforço tem sido o de deixar a iniciativa pronta para ser pautada já em julho pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Procurado pela CNN, Lira disse que ainda não definiu uma data para levar a iniciativa a plenário.

A PEC tramita desde o mês passado em comissão especial. Ela não extingue a urna eletrônica, mas prevê a instalação de um sistema que imprime o voto. Para que seja válida para as próximas eleições, ela precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado até o dia 02 de outubro, um ano antes do primeiro turno da disputa presidencial de 2022.

A ideia é que o eleitor cheque se o voto impresso confere com o eletrônico. A impressão é depositada em uma urna trancada, de forma automática e sem contato manual, para que seja usada em eventual auditoria.

O TSE prevê que a impressão dos votos nas eleições brasileiras terá um custo de R$ 2,5 bilhões aos cofres públicos ao longo de dez anos. Os defensores da medida dizem que o custo seria menor, de cerca de R$ 250 milhões.

Fonte: Gazeta Brasil

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2
Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br