✦ Eleições 2022

Votação de Lula pode ter chegado ao limite no 1º turno

O eleitorado do presidente Jair Bolsonaro cresceu em pelo menos 15 Estados do país

  Segundo o cientista político Leonardo Barreto, Diretor da Vector Research, a votação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pode ter chegado perto do limite no primeiro turno. As conclusões aparecem em um artigo publicado nesta terça-feira, 25, no portal O Antagonista. No texto, Barreto os resultados de pesquisas eleitorais realizadas por sete institutos em 15 Estados. Em todos, Bolsonaro conseguiu números melhores que os do primeiro turno.

“Os dados sugerem que Lula e Bolsonaro estão mais próximos do que o registrado nas pesquisas nacionais, com possibilidade de o atual presidente já estar na frente”, concluiu. “Na média ponderada, considerando o peso de cada Estado sobre o total de votos, Bolsonaro cresceu dez vezes mais do que Lula (7,81 x 0,78), dando força à hipótese de que o estoque de votos petistas chegou perto do limite no primeiro turno.”

Votação indefinida entre Lula e Bolsonaro

Barreto explica, porém, que a situação ainda não está definida. “Os resultados dos Estados com pesquisa disponível foram agregados aos dos Estados sem pesquisa”, escreveu. “Nesse caso, repetimos a votação do primeiro turno na simulação. O placar passou a ser de 49,05 x 49,00.”

Na opinião do cientista político, um dos fatores para vitória será a conquista do eleitorado que se absteve. “Essa situação reforça o diagnóstico de que a abstenção terá um papel central no resultado, algo que nunca foi considerado como variável importante em todas as eleições anteriores realizadas desde 1989”, explica. “Ou seja, o eleitorado que quiser mais, o mais mobilizado, com maior comparecimento, é o que deve ganhar a eleição.”

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

cidadenewsonline

Eu sou Valmir Da Silva Oliveira, nascido na Cidade de Terra Rica-PR em Dezembro do ano de 1966. Atualmente moro na cidade de Marcelândia-MT desde o ano de 1987, casado pela 2ª vez, tenho dois filhos do primeiro casamento, Sendo eles; Alan Marcos de Oliveira, nascido na Cidade de Colíder em 21 de Maio de 1993, e Alison Vinício de Oliveira, nascido em Marcelândia-MT, em 18 de novembro de 1997. Sou Radialista desde 1998. Atualmente estou na Rádio Comunitária Cidade FM 87,9 MHZ de Marcelândia. Sou Diretor presidente do Portal de Notícias http://cidadenewsonline.com. Minha esposa atual, Srª. Dorilane Gaúna Rodrigues da Silva
Botão Voltar ao topo
Feito com amor 💜 por go7.com.br