✦ Saúde
Tendência

Vacina contra a dengue chega aos estados na semana que vem

A campanha de vacinação pelo SUS deve começar ainda em fevereiro

  O anúncio foi feito nesta quinta (1) pelo Ministério da Saúde; campanha será restrita a jovens de 10 a 14 anos de 521 cidades selecionadas

O governo federal vai começar a distribuir a vacina contra a dengue aos estados na próxima semana. Ao todo, 521 municípios serão contemplados nesta primeira leva.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1) pelo diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eder Gatti, durante reunião na sede da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), em Brasília.

A primeira remessa, com cerca de 757 mil doses, chegou ao Brasil no dia 20 de janeiro e está no Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde. O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica japonesa Takeda Pharma. A outra parte, com mais 568 mil doses, tem entrega prevista para fevereiro.

Ao todo, o Ministério da Saúde comprou 5,2 milhões de doses junto ao laboratório nipônico para serem utilizadas neste ano. A previsão da pasta é que as doses adquiridas possam imunizar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024. Para 2025, a pasta já contratou outras 9 milhões de doses.

A campanha de vacinação pelo SUS deve começar ainda em fevereiro.

Por que a demora em começar a distribuição?

  • As primeiras doses chegaram ao país em 20 de janeiro, ou seja, já se passaram quase 2 semanas.
  • E você pode se perguntar: por que a demora em enviar as vacinas aos estados?
  • A resposta é técnica. A pasta aguardava a tradução para o português da bula do imunizante Qdenga.
  • Trata-se de uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ao fabricante, o laboratório japonês Takeda Pharma.
  • Nesta quarta-feira (31), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, já havia adiantado que a questão seria resolvida em poucos dias – por meio do envio do arquivo em formato digital.

Público-alvo

Em razão de uma quantidade limitada de doses, a vacinação contra a dengue vai priorizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações depois dos idosos.

Pessoas com mais de 60 anos, porém, não têm indicação para receber a dose em razão da ausência de estudos clínicos.

Lembrando que o Brasil vai se tornar o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública.
Alta nos casos

A dengue voltou a se tornar uma preocupação de saúde pública. De acordo com o governo, a explicação para o crescimento dos casos passa pelas altas temperaturas e as mudanças climáticas. Os dados são assustadores.

Nas duas primeiras semanas deste ano, houve 55.859 casos prováveis de dengue no país. Seis pessoas morreram por complicações da doença.

Leia Também:  Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave voltam a crescer

No mesmo período de 2023, haviam sido registrados 26.801 casos, com 17 mortes. Ou seja, a curva indica que este ano será pior que o ano passado.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br