✦ Saúde

Superlotada, policlínica fecha em Cuiabá; empresa deixa faltar oxigênio

 A Policlínica do Verdão suspendeu o pronto-atendimento na manhã deste sábado (20) após atingir a lotação máxima de pacientes infectados com a Covid-19. A unidade também enfrenta problemas no abastecimento de oxigênio. 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente 40 pessoas estão em tratamento no local. Na noite desta sexta-feira (19), a direção do hospital precisou registrar um Boletim de Ocorrência contra a empresa responsável por reabastecer os cilindros de oxigênio da unidade.  

A coordenação realizou o pedido do suprimento por volta das 18 horas. No entanto, a policlínica só foi reabastecida por volta das 23 horas.

O consumo da substância da unidade subiu drasticamente nos últimos dias, o que aumentou o número de reposições. No último domingo (14), familiares de um idoso de 76 anos que estava internado de forma improvisada na Policlínica do Planalto, em Cuiabá, recorreram às redes sociais pedindo ajuda para conseguir oxigênio que estava próximo do fim.

Na ocasião, a prefeitura de Cuiabá informou que o problema foi solucionado rapidamente no mesmo dia. No entanto, o paciente faleceu no dia seguinte após sofrer complicações motivadas pela doença.  

Nesta semana, o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, alertou sobre o cenário caótico dos hospitais e alertou que não haverá oxigênio para atender a explosão de casos que continua crescendo em Mato Grosso. 

NOTA DA PREFEITURA

A respeito da Policlínica do Verdão, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que:

– Na manha deste sábado (20), o atendimento a novos pacientes está temporariamente suspenso, devido à unidade ter atingido a capacidade máxima de lotação, com 40 pacientes internados. 

– Com relação ao oxigênio hospitalar, na noite de sexta-feira (19), foi preciso registrar um boletim de ocorrência devido à demora no atendimento por parte da fornecedora. O coordenador fez a solicitação por volta das 18h, mas a empresa só compareceu ao local por volta de 23h30. 

– Nesta manhã, a empresa está novamente no local para fazer o reabastecimento, que tem ocorrido com cada vez mais frequência, diante do aumento de casos confirmados da covid-19 e das internações. 

– Quantos aos pacientes, a equipe não tem medido esforços para oferecer o tratamento, tomando as medidas necessárias, de acordo com a avaliação médica.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br