✦ Saúde

Mortes de idosos que tomaram 2 doses da vacina aumentam no RJ

Técnicos estão avaliando se as mortes estariam ocorrendo devido à redução da imunidade provocada pelo tempo

  Um estudo realizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro apontou que houve aumento na quantidade de morte de idosos que já receberam as duas doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com a pasta, os dados foram referentes a mortes de idosos com esquema vacinal completo na semana entre 30 de maio e 5 de junho de 2021.

Dados de um gráfico divulgado pela secretaria, com base em dados do sistema da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, apontam que, a partir da semana avaliada, a quantidade de mortes de quem já tomou as duas doses da vacina fica maior do que o número de pessoas com apenas a primeira dose.

Segundo a secretaria, os técnicos estão avaliando se as mortes estariam ocorrendo devido à redução da imunidade provocada pelo tempo, já que os idosos foram os primeiros a serem vacinados, por isso, está sendo avaliada a necessidade de se aplicar uma terceira dose na população da faixa etária. O tipo de imunizante não foi relevante no resultado da análise.

Em nota, a secretaria defendeu que as vacinas são “seguras e eficazes”, e afirmou que pessoas na faixa etária mais avançada “apresentam mais comorbidades e condições de saúde mais fragilizadas devido à imunossenescência, deterioração natural do sistema imunológico provocada pelo envelhecimento”.

– As vacinas aplicadas no Brasil são seguras e eficazes. Reflexo disso é que houve uma redução de 65% nos óbitos de pessoas com mais de 70 anos, quando comparados os meses de janeiro e julho deste ano. Em janeiro, foram 2.440 óbitos e em julho, 849 – disse a pasta.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br