✦ Saúde

Óleo de Açaí: conheça os benefícios

 Já ouviu falar no óleo de açaí? Rico em flavonoides, o óleo possui uma forte ação antioxidante, protegendo todas as células do corpo do envelhecimento precoce, e ainda melhorando a aparência do cabelo, da pele e das unhas. “É uma ótima opção de molho para peixes ou para temperar saladas no lugar do azeite de oliva. Mas fique esperto, pois ele não é recomendado para frituras”, explica Gabriela Cilla, nutricionista e gastróloga da Estima Nutrição, de São Paulo (SP). 

Outro trunfo do alimento é sua versatilidade. Isso quer dizer que você pode adicioná-lo ao prato para se aproveitar de seus benefícios, mas também é possível usá-lo diretamente no corpo. O óleo de açaí pode ser aplicado puro ou diluído em loções e cremes para hidratar locais da pele que costumam ser mais ressecados, como joelhos e cotovelos. “É que seus ácidos linoleico e oleico nutrem os tecidos, proporcionando uma aparência mais jovem e saudável”, conta a especialista.

Benefícios

O combate ao envelhecimento se dá devido às antocianinas, que podem ser encontradas em vegetais vermelhos e roxos, e promovem ação antioxidante natural, diminuindo a destruição das células. O ácido linoleico e o ácido oleico hidratam e nutrem a pele, ajudando a manter uma aparência mais saudável e macia. Além disso, o óleo de açaí estimula o processo de cicatrização por conter fitoesteróis. Estes atuam em nível celular, sendo eficazes no tratamento de dermatites e afecções.

Combatente do HDL, o colesterol ruim, o óleo ajuda ainda a aumentar os níveis do HDL, que é o colesterol benéfico. Devido a presença de vitamina C, ajuda a preservar os ossos, gengivas, dentes e vasos sanguíneos, além de aumentar a absorção de ferro e de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico. Segundo estudos da USP, o óleo pode ser usado ainda como cicatrizante, sendo indicado para pessoas com dermatites e afecções. Sua eficácia neste tratamento se dá graças à alta taxa de fitoesteróis, potencializada na extração do óleo.

Como usar?

O óleo de açaí pode ser usado interna ou externamente. Para consumo interno, pode ser usado para temperar saladas e outros alimentos, de forma semelhante ao óleo de oliva. Esse óleo não deve ser usado para fazer frituras. Prepare o creme para hidratação misturando 5 ml do óleo de açaí para cada 250 ml de seu creme para o corpo. Para função emoliente e adstringente, o óleo, quando usado em cremes anti envelhecimento, deve ser aplicado preferencialmente à noite. O uso como creme e outros cosméticos não é indicado para quem tem problemas com acnes e pele oleosa. Caso queira adicionar o óleo em loções faciais, xampus e condicionadores, use uma quantidade menor, de duas a cinco gotas.

Contraindicações

Apesar de não haver contraindicações, é comum que algumas pessoas tenham intolerância ao fruto e ao óleo, de forma que o ideal é fazer um teste ingerindo, inicialmente, em pequenas quantidades.

Fonte: Corpo a Corpo

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br