✦ Saúde
Tendência

Explosão de casos de Dengue no Brasil: Veja como seu Estado está na lista de incidência

   Na última atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira, 2, o Brasil registrou 262.247 casos prováveis de dengue, um aumento significativo em comparação ao mesmo período do ano passado. O número representa quatro vezes mais do que o observado na última semana epidemiológica de janeiro de 2023. A situação levou o ministério a instalar um Centro de Operações de Emergência (COE Dengue) na última quinta-feira, 1º.

O Distrito Federal destaca-se com a maior incidência de casos, apresentando 1147,8 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. Um total de 32.334 pessoas na região estão sob suspeita da doença. Outros estados com alta incidência incluem Acre, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Espírito Santo. O Rio de Janeiro, sétimo na lista, enfrenta uma situação preocupante, levando o prefeito Eduardo Paes a implementar medidas para conter a epidemia.

Saiba quais são os estados mais afetados pela dengue no Brasil:

O boletim desta sexta-feira, 2, atualiza os casos de dengue no Brasil
(Ministério da Saúde)

Os casos prováveis de dengue em janeiro deste ano já equiparam os números registrados em anos completos no Brasil. Em 2017 e 2018, o país contabilizou 239.389 e 262.594 casos de dengue, respectivamente.

Apesar do cenário alarmante, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, negou a existência de uma epidemia nacional de dengue, destacando que a doença tem características socioambientais e depende das condições de proliferação do mosquito.

“Temos situações epidêmicas, como é o caso do Rio de Janeiro, do Distrito Federal, Acre, Minas Gerais. Mas a dengue tem uma característica socioambiental, ou seja, que depende do fator mosquito e de condições de proliferação”, disse.

“E, agora, temos concentração nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul, mas isso não caracteriza um quadro de emergência nacional, quadro de epidemia nacional, mas de epidemia a nível local”, acrescentou a ministra.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br