✦ Saúde

Cientistas descobrem nova variante do coronavírus que já circula no Brasil

 Um grupo de pesquisadores do Brasil descobriu uma nova mutação do coronavírus causador da covid-19 que circula em diferentes regiões do Brasil há semanas e que, assim como a chamada variante brasileira (P.1), é mais contagiosa que a original.

A nova variante foi identificada depois que pesquisadores de cinco diferentes centros científicos e universitários do país realizaram a sequência genética de 195 amostras de vírus coletadas em 39 municípios do Brasil, e tem sido chamada de N.9.

A linhagem preocupa os pesquisadores porque ela contém a mutação E484K, na proteína S, a mesma presente nas variantes de preocupação amazônica, britânica e sul-africana. Essa é a mesma mutação identificada nas variantes brasileira e britânica.

As primeiras amostras com essa variante no Brasil são de novembro e foram encontradas em São Paulo.

Em um artigo pré-publicado por cientistas da Fiocruz, que utilizaram a metodologia conhecida como relógio molecular, estima que tenha surgido entre junho e setembro, e se espalhou por estados do Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Trata-se de uma linhagem diferente da P.1 (variante brasileira que surgiu na Amazônia), que tem gerado preocupação mundial, a que se atribui o agravamento da pandemia no Brasil e que tem levado vários países a suspender voos de território brasileiro.

Os cientistas até agora não estabeleceram se a nova variante é capaz de resistir a anticorpos já gerados por pessoas que contraíram o novo coronavírus ou que foram vacinadas.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br