✦ Região

Oito variantes de alta letalidade estão em Mato Grosso; 23 municípios contaminados; Veja a lista

 De acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso (SES), foram detectadas oito variantes em 23 cidade do Estado. A identificação só foi possível devido a uma análise feita pela SES ao receber 52 amostras de casos notificados no IndicaSUS.

Ao total foram 24 pacientes infectados que passaram em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e vieram a óbito nas cidades onde ocorreram os novos casos.

Na análise, pode ser se observar que existe as variantes: B.1.1, B.1.1.28, B.1.1.332, B.1.206, B.6.7, N.9, P.1 e P.2. Conforme acompanhamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cerca de 92% das amostras avaliadas apontavam para a variante P1, que é a que passou por Manaus e agora também está em MT.

E de acordo com o pesquisador Diego Xavier, a variante que está assolando a Índia, também está chegando em MT. “Temos relatos de algumas novas variantes, inclusive a da Índia, que pode estar chegando no estado e isso traz uma preocupação extra, porque ainda não sabemos como vai ser o comportamento dela”, diz Diego.

Leia Também:  Mais de 2,5 mil pessoas de outras cidades tomaram lugar de cuiabanos na vacinação

A SES-MT informou que as variantes encontradas no estado são as mesmas que circulam em outros estados do Brasil, e que não é possível mencionar a origem de cada uma delas.

Ainda segundo Diego, a variante P1, é considerada “extremamente perigosa”. E que as variantes costumam surgir em locais em que há descontrole total da pandemia. “Se mantivermos a doença fora de controle, com taxa de contágio extremamente alta, a probabilidade de que ocorra uma nova variante e ela seja ainda mais agressiva aumenta”, explicou.

Ele finaliza dizendo que é preciso continuar mantendo todos os cuidados necessários como dar ouvidos às recomendações de biossegurança.

Veja a lista das cidades:

Aripuanã

Barra do Garças

Cáceres

Campo Novo dos Parecis

Chapada dos Guimarães

Comodoro

Cuiabá

Curvelândia

Feliz Natal

Indiavaí

Jangada

Marcelândia

Nossa Senhora do Livramento

Nobres

Nova Lacerda

Nova Olímpia

Pontes e Lacerda

Poconé

São José Quatro Marcos

Tangará da Serra

Tapurah

Várzea Grande

Vila Bela da Santíssima Trindade.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br