✦ Política

Van Hattem: Congresso se dobrou a uma decisão ilegal, inconstitucional do STF, que não tem poder para isso

 Em entrevista para o jornalista José Maria Trindade, do programa “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, o deputado federal Marcel van Hatttem comentou sobre a maioria dos deputados referendarem a manutenção da prisão do parlamentar Daniel Silveira (PSL-RJ), preso pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Estou muito chateado pela democracia brasileira. Não se tratava apenas de Daniel Silveira. Aliás, Daniel Silveira é só uma parte do processo, muito pouco relevante perto de tudo o que acaba implicando essa decisão”, explicou.

“Como, aliás, deve cuidar de outros casos rumorosos… A fila tá grande. Temos o deputado acusado de corrupção, com assessor levando dinheiro para gabinete e flagrado pelas câmeras daqui do parlamento. Temos deputada mandante da morte do próprio marido… E só não está presa por ser parlamentar”, disse.

O jovem deputado também afirmou:

“Agora, o Supremo não poderia ter feito o que fez, em hipótese nenhuma. Não existe previsão constitucional para prender parlamentar no exercício do mandato. Não existe, aliás, nem mandado de prisão em flagrante. Ou é mandado de prisão ou a prisão é feita em flagrante. Nenhum aluno de Direito do primeiro semestre vai concordar com a existência dessa figura”, disse.

E continuou:

“O que o Congresso fez foi se dobrar a uma decisão ilegal, inconstitucional do Supremo Tribunal Federal, que não tem poder para isso. O Supremo não escreve a Constituição. Quem aprovou a Constituição foi este parlamento. Este parlamento que a emenda e, mesmo assim, este parlamento aceitou uma violação aos direitos constitucionais deste parlamentar, que pode se perpetuar ao longo do tempo”, concluiu.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br