✦ Política

“Se a vontade do povo não for respeitada, que não haja eleição”

Deputado federal sai em defesa de Bolsonaro e acusa STF de “manobra” a favor de fraude

  O deputado federal Nelson Barbudo (PSL) defendeu que não ocorram as eleições de 2022 caso não seja adotado o voto impresso nas urnas eletrônicas, como tem defendido o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que deve ser candidato à reeleição.

Segundo ele, a vontade popular é de que o voto seja “auditável”, por haver a possibilidade de fraude nas urnas caso a mudança não seja acatada no País. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por sua vez, diz que o voto impresso é que irá potencializar a chance de fraudes (leia mais abaixo).

“O Bolsonaro está certo. Se temos dinheiro para comprar as urnas e temos uma vontade popular, por que três ou quatro pessoas querem mudar o destino destas eleições?”, disse em referência aos ministro do Supremo Tribunal Federal.

“Temos que ficar atentos e se não for respeitada a vontade do povo, que não tenha eleição. Porque sabemos o perigo que corremos. A Constituição diz que o poder é do povo, o povo quer e não é qualquer ministro do Supremo que vai impedir a nossa vontade popular”, acrescentou em entrevista à Rádio CBN Cuiabá, nesta terça-feira (20).

Para ele, as declarações recentes de ministros do STF contra o voto impresso apenas aumentam a desconfiança de que realmente há fraude nas urnas eletrônicas.

“Temos que ficar atentos e se não for respeitada a vontade do povo, que não tenha eleição. Porque sabemos o perigo que corremos”

“Qual é o motivo dos ministros não aceitarem o voto auditável? Tem dinheiro para comprar as urnas novas. O eleitor não colocará a mão na cédula que será impressa. Ele olhará por um visor e a cédula cairá em uma urna”, defendeu.

“Eu não estou e nem posso acusar que há fraude, porque eu não provo. Mas que a suspeita existe, ela existe”, disse.

Para o deputado bolsonarista, os ministros do STF querem o retorno do ex-presidente Lula (PT) à presidência. Ele citou a decisão do STF que anulou as condenações do petista e o tornou apto a disputar as eleições presidenciais do ano que vem.

“Isso tudo é motivo de desconfiança e a sociedade brasileira não é feita mais de incultos. Nós temos grandes juristas que acham, nessas entrelinhas, motivo para fraude”, completou.

Sem fraude e voto impresso

A urna eletrônica não tem ligação nenhuma com a internet ou com qualquer outro meio de transmissão de dados, e permanece dessa maneira durante todo o tempo, impossibilitanto ser, por exemplo, alvo de hackers como citam os bolsonaristas. O único cabo que ela possui é o de energia.

Ao final da votação, o flash da urna (uma espécie de cartão de memória) é levado para um sistema próprio que envia esses dados para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) usando criptografia, por meio de uma rede privada da Justiça Eleitoral e com uma série de camadas protetoras que garantem a sua integridade.

Em setembro do ano passado, o STF declarou inconstitucional a impressão do voto eletrônico, por colocar em risco o sigilo e a liberdade do voto.

Presidente do TSE, o ministro Luís Roberto Barroso afirmou recentemente que a adoção do voto impresso pode representar o retorno das fraudes no processo eleitoral.

“O voto impresso vai potencializar o discurso de fraude. E vão pedir, como já se pediu aqui, a contagem pública de 150 milhões de votos. E contagem pública só pode ser manual. Então, vamos entrar num túnel do tempo e voltar à época das fraudes, em que as pessoas comiam votos, as urnas desapareciam, apareciam votos novos. Vamos produzir um resultado muito ruim”, afirmou.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br