✦ Política

PDT vai ao STF para barrar novo Marco Legal do Saneamento Básico

 O PDT entrou nesta quinta-feira (23), com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o Novo Marco Legal do Saneamento Básico. O texto, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê a universalização do saneamento até o fim de 2033 e é considerado uma das maiores ações de enfrentamento à pobreza no Brasil.

O anúncio da ação foi feito pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. De acordo com ele, o partido quer impugnar “todos os trechos” em que ele avalia que o direto à água foi violado.

“O acesso ao saneamento deve ser universal e não permitiremos que seja tratado como mercadoria!”, escreveu Lupi nas redes sociais.

Além do PDT, de Carlos Lupi e Ciro Gomes, apenas partidos de esquerda como o PT e o PCdoB foram contra a proposta que pretende universalizar o saneamento.

O novo marco possibilita que a iniciativa privada atue no setor de saneamento e deve injetar até R$ 700 bilhões no Brasil nos próximos 12 anos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já afirmou que o novo marco do saneamento seguirá exemplos de outros setores. Ele lembrou da telefonia celular só se expandiu no país após privatização das companhias telefônicas.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br