✦ Política

PDT aciona o STF para que suspenda a privatização de 6 estatais pelo governo Bolsonaro

 O PDT, sigla de Ciro Gomes, aciona o STF para impedir que o governo de Jair Bolsonaro privatize uma série de estatais: Casa da Moeda do Brasil, o Serviço de Processamento de Dados (Serpro), a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S/A (ABGF) e a Empresa Gestora de Ativos (Emgea) e o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S/A (Ceitec). A ação foi distribuída à ministra Cármen Lúcia, que deve dar um parecer sobre o caso.

O Governo pretende com a medida, enxugar a máquina pública e diminuir os gastos da União com o custeio dessas empresas, além de fomentar melhores serviços na iniciativa privada.

A desestatização das empresas está disposta em quatro decretos editados pelo presidente Jair Bolsonaro e duas resoluções publicadas neste ano. Segundo o partido de esquerda que acionou o Supremo, a venda das empresas não pode ser feita por meio de decretos e resoluções, “em violação ao princípio constitucional da legalidade, mas por lei específica aprovada pelo Congresso Nacional”.

Informações da revista Exame.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br