✦ Política

Nova pesquisa Exame/Ideia diz que Bolsonaro vence Lula, Moro e Doria nas eleições de 2022

  O presidente Jair Bolsonaro se mantém-se à frente de seus adversários para as eleições de 2022. O cenário foi registrado pela casa de análise de investimentos Exame Research na pesquisa quinzenal EXAME/IDEIA divulgada nesta sexta-feira (09).

Bolsonaro lidera com 30% de intenções de voto, seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 18%, e pelo ex-juiz Sérgio Moro, com 10%. Na sequência vêm o ex-ministro Ciro Gomes, com 9%, e o apresentador Luciano Huck, com 5%.

A pesquisa mostra também que Bolsonaro lidera em todos os cenários de segundo turno. A menor diferença segue sendo contra o ex-ministro Sergio Moro (que vence apenas entre os entrevistados que dizem sem religião). Contra Lula, o presidente venceria com 10 pontos de vantagem.

Conforme a pesquisa, a avaliação positiva (ótimo/bom) do presidente Jair Bolsonaro segue oscilando na margem de erro entre 35% e 40%. As menções ótimo/bom e ruim/péssimo estavam em 34% e 39% na última pesquisa, respectivamente, e passaram para 36% agora.

O grau de aprovação sustenta a liderança do presidente no cenário nacional estimulado de intenção de voto.

Portanto, significa que 84% de quem avalia positivamente diz querer votar no Presidente. Na avaliação da Exame Research, trata-se de uma relação extremamente positiva e sinaliza o grau de fidelidade dos apoiadores.

Apesar de números positivos de avaliação e intenção de voto, o apoio do atual presidente nas eleições municipais parece ter baixo impacto.

Somente 19% dizem aumentar a chance de votar em determinado(a) candidato(a) em função de um eventual apoio de Bolsonaro. Outros 41% são indiferentes e 36% dizem que o apoio presidencial diminuiria sua chance de voto no(a) apoiado(a).

Na amostragem, destacam-se os grupos com baixa escolaridade, onde a avaliação ótimo/bom é de 44%, e de evangélicos (56%). Mais um elemento que corrobora a mutação do perfil de apoiadores para uma base mais popular, na avaliação da Exame Research.

Pesquisa

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br