✦ Política

Marco Aurélio prevê mudança de qualidade com Luiz Fux na presidência no STF

 O ministro Marco Aurélio afirmou na manhã nesta terça-feira (8) que haverá uma “modificação substancial” com a nova presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Luiz Fux assume o cargo nesta quinta-feira (10), em substituição a Dias Toffoli, que deixa o comando da Corte depois de dois anos.

Marco Aurélio lembrou que Toffoli era um advogado, quando foi nomeado ministro do STF, e lembrou a trajetória de Fux como advogado, procurador e também como magistrado, inclusive no Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes de chegar ao STF.

O ministro também  condenou declarações de colegas do STF atacando o atual presidente da República. Ele lembrou que Jair Bolsonaro foi eleito com quase 58 milhões de votos e que, por isso, “é o presidente dos 211 milhões de brasileiros”. Ele também destacou a necessidade do “devido respeito a ele próprio” e ao cargo que ocupa.”

“A postura do Supremo precisa ser exemplar”, afirmou Marco Aurélio. “Há pouco mesmo, o presidente e o vice do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pronunciaram-se a respeito e de forma cáustica, e isso não é bom”.

Revezamento

A mudança na presidência do STF obedece à tradição: o ministro com mais tempo de Casa e que ainda não tenha ocupado o cargo é escolhido para biênio seguinte.

Para Marco Aurélio Mello, seu colega Dias Toffoli deu uma “conotação política muito grande à presidência do STF”. Ele espera de Fux “uma relação mais cerimoniosa” com os outros poderes.

A partir de agora, segundo ele, o Supremo terá uma agenda mais voltada para os julgamentos.

A cerimônia de posse deve contar com a presença de poucas autoridades por causa da pandemia. Jair Bolsonaro foi convidado, assim como os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, além do procurador-geral da República, Augusto Aras.

Em entrevista exclusiva à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, Marco Aurélio Mello disse que o Supremo deve dar o exemplo na relação com os outros Poderes.

Com a posse de Luiz Fux no comando do STF, a vice-presidência passa a ser exercida pela ministra Rosa Weber.

O ministro Marco Aurélio concedeu entrevista aos jornalistas Thays Freitas, Pedro Campos e Cláudio Humberto, no Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br