✦ Política

Lula mente sobre calote: Cuba e Venezuela devem desde 2018

O presidente pretende voltar a emprestar dinheiro para países aliados do PT

     A fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que Cuba e Venezuela deram calotes no Brasil por culpa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é falsa. Os países devem ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2018, quando o presidente era Michel Temer (MDB).

– Vamos ser francos, os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente Bolsonaro decidiu cortar relações internacionais – disse o petista sem compromisso com a verdade.

Os países aliados do PT tomaram R$ 11 bilhões, em empréstimos do BNDES entre 2007 e 2015, mas deixaram de pagar desde 2018 e a dívida hoje está em mais de R$ 4,6 bilhões.

O valor devido ao Brasil seria suficiente para construir quase mil hospitais ou ainda ampliar o número de beneficiários que recebem o Bolsa Família.

Lula, porém, pretende continuar emprestando dinheiro para países aliados ideologicamente a ele por intermédio do BNDES.

– O fato é que essas operações deram lucro, além de gerar emprego no Brasil. Os países que não pagaram foi porque o governo anterior cortou relações e parou de cobrar para ficar nos acusando. No nosso governo eu tenho certeza que pagarão, porque são países amigos do Brasil – afirmou o atual presidente.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br