✦ Política

Governo de MT consegue nota A em índice do Tesouro Nacional

 O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, na tarde desta segunda-feira (24), que o Estado de Mato Grosso está com a nota A na Secretaria do Tesouro Nacional, avaliada com base em sua capacidade de pagamento (Capag).

A avaliação teve início em 2014 e, desde então, Mato Grosso nunca havia conquistado essa pontuação. Até o ano passado, Mato Grosso estava com a nota C.

Com a nota máxima, o Governo poderá buscar novas linhas de financiamento com o aval do Governo Federal, com melhores condições de pagamento.

Segundo Mendes, a melhoria na avaliação só foi possível após um esforço fiscal iniciado desde o início de sua gestão, em 2019.

“O Estado de Mato Grosso sai da terceira divisão e vai direto para elite dos estados com melhor Gestão Fiscal. Começamos a construir o equilíbrio fiscal no início da gestão, e agora Mato Grosso é um estado adimplente e que faz investimento”, anunciou o governador por meio de live.

O Estado de Mato Grosso sai da terceira divisão e vai direto para elite dos estados com melhor Gestão Fiscal

“Ser nota A significa ter uma boa gestão fiscal, é cumprir metas que já estamos cumprindo. Temos a meta de 2,4 mil de asfaltos novo. São 35 escolas, cinco mil pontes de concretos, que devemos começar a entregar. E além disso, temos investimentos em programas sociais”, completou o governador se referindo ao programa Ser Família Emergencial.

Ele apontou ainda o Programa Mais MT, que promete o investimento de R$ 9,5 bilhões no Estado, em 12 eixos, sendo que 63% dos recursos são provenientes dos cofres estaduais e R$ 2,8 bilhões serão provenientes de operações de crédito (financiamentos).

Elite da gestão fiscal

Mendes apontou que apenas Mato Grosso, Espírito Santo e Roraima encabeçam a lista da nota Capag, entre os 27 estados do País.

“Estamos entre os três melhores estados da gestão fiscal. Apenas Mato Grosso e mais dois. Alguns tem nota B, muitos nota C e alguns tem nota D, como o Estado de Rio Janeiro e Minas Gerais que chegaram a deixar de pagar os servidores”, explicou.

Avaliação

O resultado foi obtido seguindo a metodologia que avalia três principais indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez.

O primeiro indicador é calculado pela relação entre a dívida consolidada e a receita corrente líquida. O segundo é definido pela relação entre a despesa corrente e a receita corrente ajustada. Já o terceiro é calculado pela relação entre as obrigações financeiras e a disponibilidade de caixa bruta.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br