✦ Política

Fux: Em um estado democrático, a instância hegemônica é o Parlamento

 Nesta sexta-feira (28), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, afirmou que a Corte deve ser sempre o último ator a participar das discussões da República, justamente porque é o único Poder que pode revisar os atos dos outros [Executivo e Legislativo].

Porém, Fux ressaltou ser inadmissível que toda e qualquer questão desague no Judiciário. A declaração foi dada durante o encontro “E Agora, Brasil?“, live promovida pelos jornais O Globo e Valor Econômico.

“Em um estado democrático, a instância hegemônica é o Parlamento”, disse ao criticar o grande número de ações levadas à Corte na época em que o Código Florestal foi aprovado no Congresso.

O ministro do STF reforçou que o Judiciário só atua se for provocado, e sempre atento aos limites de sua função, para não haver ativismo judicial. Citou como exemplo decisão da corte que igualou uniões heterossexuais e homossexuais. “Quando há um dissenso sobre não legislar sobre a matéria, aí o Supremo deverá entrar como último player”.

Ele destacou que, nesse caso, o STF limitou-se a cumprir a Constituição, que prevê a igualdade entre os brasileiros, em um cenário de ausência de atuação do Legislativo.

Defendeu ainda que a população deve sim ser ouvida pelo STF, mas limitou essa ‘escuta’ há temas em que “estão em jogo sentimentos morais e razões públicas”.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br