✦ Política

Ernesto Araújo rebate críticas de Maia: &#39Só teme a parceria Brasil-EUA quem teme a democracia&#39 Ernesto Araújo rebate críticas de Rodrigo Maia:

 O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, reagiu às críticas feitas pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), à visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, no último sábado (18)

Pompeo esteve em solo brasileiro para visitar a fronteira com a Venezuela. Durante sua fala à imprensa, o secretário de Estado subiu o tom contra o ditador venezuelano Nicolás Maduro, que foi chamado de “narcotraficante”.

Segundo Rodrigo Maia, a visita de Mike Pompeo ao Brasil, a apenas 46 dias da eleição presidencial dos Estados Unidos, não condiz com a “autonomia” da política externa brasileira.

O parlamentar ainda considerou a passagem do secretário como uma afronta à tradição da política externa e da defesa do Brasil.

As críticas de Maia levaram o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, a divulgar uma nota à imprensa.

No texto, o chanceler brasileiro afirma que o povo brasileiro “tem apego profundo pela democracia e o regime Maduro trabalha permanentemente para solapar a democracia em toda a América do Sul”.

Araújo cita que o governo Bolsonaro trabalha para romper “uma espiral de inércia irresponsável e silêncio cúmplice” com a tirania venezuelana.

“Só teme a parceria Brasil-EUA quem teme a democracia”, diz o representante diplomático.

Ernesto Araújo ainda destaca que os Estados Unidos já doaram US$ 50 milhões para a Operação Acolhida, que atende venezuelanos que cruzam a fronteira para chegar ao Brasil. Na visita, Pompeo anunciou a doação de mais de US$ 30 milhões para essa Operação.

“Absolutamente nada no posicionamento do Brasil contra a ditadura de Maduro e em favor de uma Venezuela livre fere qualquer dos princípios do Artigo 4º da Constituição. Muito pelo contrário, nossa atuação descumpriria a Constituição se fechássemos os olhos à tragédia venezuelana”, finaliza o ministro.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br