✦ Política

Conheça os novos ministros escolhidos por Jair Bolsonaro

Maioria dos novos nomes são quadros técnicos e já faziam parte do governo como servidores de carreira

  Nesta quinta-feira (31), dez ministros deixaram seus cargos no governo federal por causa das eleições do próximo mês de outubro. Para seus lugares, o presidente Jair Bolsonaro optou por quadros técnicos e que já faziam parte das pastas. Entre os nomes estão servidores de carreira, como os ministros da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e do Trabalho, José Carlos Oliveira.

Do total, nove ministros se desvincularam completamente do governo, enquanto o ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, passou a ser assessor-especial do gabinete pessoal do presidente. A medida provavelmente decorre do fato de que, ao contrário dos colegas, Braga Netto não concorrerá de forma direta nas eleições, mas está cotado para ser o vice de Bolsonaro.

Com essa decisão, o ex-ministro da Defesa poderá continuar no serviço público por mais tempo e só precisará se desvincular do governo quando faltarem apenas três meses para as eleições. Ou seja, no início de julho.

Conheça a seguir quem são os novos ministros do governo Bolsonaro:

MARCELO SAMPAIO – NOVO MINISTRO DA INFRAESTRUTURA
MARCELO SAMPAIO – NOVO MINISTRO DA INFRAESTRUTURA/Foto: Alberto Ruy/Minfra

MARCELO SAMPAIO – INFRAESTRUTURA
Até esta quinta, Sampaio era secretário-executivo do ministério que era chefiado por Tarcísio de Freitas. Servidor de carreira do governo federal, Marcelo possuía função na área de infraestrutura do Ministério de Planejamento antes de ter assumido a Secretaria Executiva no Ministério da Infraestrutura há três anos.

JOSÉ CARLOS OLIVEIRA – TRABALHO E PREVIDÊNCIA
JOSÉ CARLOS OLIVEIRA – NOVO MINISTRO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA/Foto: Agência Brasil/Fábio Rodrigues Pozzebom

JOSÉ CARLOS OLIVEIRA – TRABALHO E PREVIDÊNCIA
O escolhido como substituto de Onyx Lorenzoni foi o até então presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), José Carlos Oliveira. O novo ministro já ocupou vários cargos de gestão dentro do INSS, instituição da qual é servidor de carreira desde 1985. Oliveira já foi diretor de benefícios e superintendente do INSS em São Paulo, onde também atuou como gerente-executivo.

RONALDO VIEIRA BENTO – CIDADANIA
RONALDO VIEIRA BENTO – NOVO MINISTRO DA CIDADANIA Foto: Ministério da Cidadania/Júlio Dutra

RONALDO VIEIRA BENTO – CIDADANIA
O substituto de João Roma é mestre em Direito e ocupava até esta quinta-feira o cargo de chefe de Assuntos Estratégicos do Ministério da Cidadania. Vieira Bento é policial federal e 1° Tenente da reserva do Exército Brasileiro. Servidor público de carreira do Executivo Federal desde 2005, ele também atuou como coordenador do Conselho Estadual de Segurança Pública Portuária.

CRISTIANE BRITTO – NOVA MINISTRA DA MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS/Foto dos Deputados/Pablo Valadares

CRISTIANE BRITTO – MULHER, FAMÍLIA E DIREITOS HUMANOS
Ex-secretária nacional de Políticas para as Mulheres, a sucessora de Damares Alves é advogada eleitoralista, com atuação principal no ramo do Direito Partidário. Especialista em Marketing Político, Cristiane foi fundadora da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político – ABRADEP e do Instituto de Direito Partidário e Político (Pluris).

CARLOS ALBERTO GOMES DE BRITO – NOVO MINISTRO DO TURISMO/Foto: Agência Brasil/José Cruz

CARLOS ALBERTO GOMES DE BRITO – TURISMO
O ex-diretor-presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) foi o escolhido para substituir o agora ex-ministro Gilson Machado. Carlos Brito é formado em Administração de Empresas e possui mais de 20 anos de experiência na área administrativa atuando como diretor-executivo na iniciativa privada.

DANIEL FERREIRA – NOVO MINISTRO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL/FOTO: MDR/ADALBERTO MARQUES

DANIEL FERREIRA – DESENVOLVIMENTO REGIONAL
O substituto de Rogério Marinho era até então secretário-executivo no Ministério do Desenvolvimento Regional. Antes de chefiar a Secretaria Executiva da pasta, ele também exerceu o cargo de diretor do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria Nacional de Habitação.

MARCOS MONTES – NOVO MINISTRO DA AGRICULTURA/FOTO: CÂMARA DOS DEPUTADOS/WILL SHUTTER

MARCOS MONTES – AGRICULTURA
O nome escolhido para ocupar o posto que era de Tereza Cristina foi o do ex-secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes. Com experiência política, Montes já foi prefeito de Uberaba, Minas Gerais, durante dois mandatos consecutivos, entre os anos de 1997 e 2004. Ele também foi deputado federal pelo mesmo estado durante três mandatos consecutivos, entre 2007 e 2019.

CÉLIO FARIA JÚNIOR – NOVO MINISTRO DA SECRETARIA DE GOVERNO/FOTO: AGÊNCIA BRASIL/JOSÉ CRUZ

CÉLIO FARIA JÚNIOR – SECRETARIA DE GOVERNO
Para suceder Flávia Arruda, o nomeado por Bolsonaro foi o até então chefe do gabinete pessoal de Bolsonaro, Célio Faria Júnior. Servidor público federal e economista, o novo ministro já desempenhou funções nas áreas orçamentária e financeira na Assessoria de Relações Institucionais da Marinha, de 1994 a 2014 e de 2016 a 2018.

PAULO ALVIM – NOVO MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA/FOTO: AGÊNCIA BRASIL/FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM

PAULO ALVIM – CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Escolhido para o lugar de Marcos Pontes, o novo chefe da pasta de Ciência e Tecnologia era secretário de Empreendedorismo e Inovação no ministério. Engenheiro Civil, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Alvim atuou por 17 anos no Sebrae Nacional, passando por áreas de Tecnologia e Inovação, Agronegócio, Acesso a Mercados e Serviços Financeiros.

GENERAL PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA – NOVO MINISTRO DA DEFESA/FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA – DEFESA
O substituto de Walter Braga Netto era, até esta quinta-feira, o comandante do Exército Brasileiro. General, Paulo Sérgio Nogueira também foi comandante militar do Norte, em Belém (PA), posto que abrange os estados do Amapá, Pará, Maranhão e parte do território do Tocantins. Ele ingressou no Exército em 1974, na Escola Preparatória de Cadetes.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br