✦ Política

Conheça aqui a situação de alguns municípios que estão escolhendo seus prefeitos neste domingo (03)

Eleitores de 19 municípios voltam às urnas neste domingo (3)

   Neste domingo (3), eleitores de 19 municípios brasileiros voltam às urnas para escolher novos prefeitos e vice-prefeitos em eleições suplementares. São eles: Firmino Alves (BA); Juazeiro do Piauí (PI); Goianésia do Pará (PA); Capoeiras e Palmeirina (PE); Paranhos (MS); Mendonça, São Lourenço da Serra, Mineiros do Tietê, Guaíra, Apiaí, Campina do Monte Alegre, Itaoca, Piacatu, Santo Antônio do Jardim, Trabiju, Anhembi, Cajati e Angatuba (SP). Os escolhidos ocuparão os cargos até 31 de dezembro de 2024.

As eleições suplementares são marcadas sempre que há decisão da Justiça Eleitoral transitada em julgado que implique o indeferimento do registro de candidatura, a cassação do diploma ou a perda do mandato da chapa eleita em pleito majoritário, conforme estabelece o artigo 224 do Código Eleitoral.

Histórico e decisões

Em dezembro de 2020, o Plenário do TSE indeferiu o registro de candidatura de Antônio José de Oliveira (PT), candidato mais votado para prefeito de Juazeiro do Piauí (PI). Ele está inelegível por ter operado uma rádio clandestina e não pôde ser diplomado. Como resultado da decisão, eleições suplementares foram marcadas para a escolha do novo ocupante da função. Concorrem à Prefeitura de Juazeiro do Piauí os candidatos Cristiano Galdino de Oliveira Neto (PSD) e José Wilson Pereira Gomes (PCdoB).

O candidato mais votado de Firmino Alves (BA) em 2020, José Aguinaldo dos Santos (PDT), teve o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) por ter tido as contas dos exercícios 2011 e 2012 reprovadas pela Câmara Municipal em mandato anterior como prefeito do município. Em maio deste ano, a decisão regional foi mantida pelos ministros do TSE, que confirmaram a inelegibilidade do político e anularam os votos da chapa majoritária. Como consequência, também foi determinada a realização do pleito suplementar, que será disputado por Fabiano de Jesus Sampaio (PDT) e Samuel Pereira dos Santos (PSD).

Goianésia do Pará

Em março de 2021, o TSE manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), que indeferiu o registro de candidatura de Itamar Cardoso do Nascimento (Avante). Ele estava inelegível por oito anos devido à rejeição de contas por irregularidades insanáveis que configuraram atos dolos de improbidade administrativa quando ocupou a Prefeitura de Goianésia do Pará em ocasião anterior. Participam do pleito suplementar a candidata Gilmara Paulucio Lacerda (Cidadania) e os candidatos Francisco David Leite Rocha (MDB), Francisco Eduardo Oliveira Silva (Solidariedade) e Acácio Rodrigues Barros (Patriota), cuja candidatura está sub judice.

Itaoca (SP)

Em dezembro passado, o TSE determinou a realização do pleito suplementar em Itaoca (SP), porque Frederico Dias Batista (PL), político que recebeu o maior número de votos nas Eleições 2020, teve o registro de candidatura indeferido por ato doloso de improbidade administrativa. Ele está inelegível por ter cometido uma série de irregularidades graves e insanáveis, em 2017 e 2018, na gestão do consórcio Saúde do Alto Vale do Ribeiro, do qual era presidente à época dos fatos. A chapa composta por Antonio Carlos Trannin e Aluizio Ribas de Andrade, ambos do DEM, é a única concorrente à Prefeitura do município.

Capoeiras (PE)

O candidato mais votado de Capoeiras (PE) nas Eleições 2020, Luiz Claudino de Souza (PL), também teve o registro indeferido por ato doloso de improbidade administrativa. Em março de 2021, o Plenário do TSE manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) que declarou a inelegibilidade do político. Em um mandato anterior como prefeito, ele teve as contas rejeitadas pela Câmara de Vereadores de Capoeiras pela ausência de recolhimento das contribuições previdenciárias de servidores públicos municipais e por ter descumprido reiteradamente o teto de gastos com pessoal e empenho de despesas em 2012, sem deixar dinheiro em caixa para que o sucessor pudesse quitar a dívida. No pleito suplementar, disputam as vagas de prefeito e vice-prefeito de Capoeiras a candidata Severina Celina Ferreira de Miranda (PL) e o candidato Joaquim Costa Teixeira (PSB).

Paranhos (MS)

As eleições municipais de 2020 só vão acabar em Paranhos (MS) hoje 3 de outubro. Os paranhenses voltam às urnas para escolher o novo prefeito quase um ano depois do restante do País. O atraso se dá porque o candidato eleito no ano passado, Heliomar Klabunde (MDB), não pôde tomar posse. O registro dele foi indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/MS).

Desde então, a cidade é governada por um prefeito interino — o atual presidente da Câmara Municipal e candidato à prefeitura, Donizete Aparecido Viaro (MDB). Os outros dois candidatos são Alfredo Soares (PSDB) e Adelio (PT).

Donizete Viaro já foi vice-prefeito e venceu quatro eleições para vereador. Alfredo Soares já foi vice-prefeito duas vezes. Adelio ainda não ocupou um cargo político no município.

Mendonça (SP)

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou a eleição para a escolha do prefeito de Mendonça (SP) para o dia 3 de outubro.

Em novembro de 2020, o candidato Juliano Oliveira (PSDB) venceu a eleição, mas a Justiça Eleitoral indeferiu o registro do candidato a vice-prefeito, José Pedro (DEM).

O recurso foi julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que manteve o indeferimento da chapa e convocou novas eleições.

O município de Mendonça (SP) conta com dois candidatos na disputa para o cargo de prefeito: Juliano (PSDB) e Zé Sergio (Solidariedade). Os dois têm como vices, respectivamente, Moisés Kfouri (DEM) e Fábio Viana (Solidariedade).

São Lourenço da Serra (SP)

Na cidade , disputam o pleito Felipe (PSDB) e Dr. Junior (Republicanos). Seus companheiros de chapa são, respectivamente, Daniel Fukuda (PSDB) e Neguinho Borracheiro (PL).

 Entenda o caso

 Em São Lourenço da Serra, a eleição suplementar foi necessária porque o candidato a prefeito mais bem votado em 2020, Fernandão (PSDB), teve seu pedido de candidatura indeferido. Ele concorreu sub judice, mas seu Recurso Especial Eleitoral (RESE 0600634-93.2020.6.26.0201) foi rejeitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mineiros do Tietê (SP)

Os eleitores de Mineiros do Tietê (SP) também voltam às urnas neste domingo (3) para escolher os candidatos que vão ocupar os cargos de prefeito e vice-prefeito no município.

O novo pleito foi marcado porque o candidato mais votado em 2020, Gustavo Chitinha (PSL) teve seu pedido de registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral em razão de condenação criminal transitada em julgado, o que suspende seus direitos políticos.

O município de Mineiros do Tietê conta com três candidatos na disputa para o cargo de prefeito:

  • Prefeito: Beto Cippola (MDB), 65 anos, casado, Ensino Superior completo, empresário.
    Vice-prefeita: Juliana Cruz (MDB), 36 anos, solteira, Ensino Superior completo, administradora.
  • Prefeito: Geziel (PSL), 32 anos, casado, Ensino Médio completo, vigilante.
    Vice-prefeita: Bete da Farmácia (PSL), 56 anos, divorciada, Ensino Superior completo, empresária.
  • Prefeito: Júnior Poliani (Republicanos), 42 anos, solteiro, Ensino Médio completo, comerciante.
    Vice-prefeito: David Poliani (Republicanos), 25 anos, solteiro, Ensino Médio completo.

Guaíra (SP)

Os 30.530 eleitores de Guaíra (SP) vão às urnas neste domingo (1º) para a escolha dos novos prefeito e vice-prefeitos da cidade nas eleições suplementares.

Por que vai ter nova eleição?

Os eleitores voltam às urnas após um ano porque a Justiça Eleitoral cassou os registros de candidaturas do prefeito José Eduardo Coscrato Lélis (PSDB), o Zé Eduardo, e do vice-prefeito Renato César Moreira (Cidadania).

Eles foram eleitos com 58,95% dos votos, em outubro de 2020. Mas, por conta da Operação Golpe Baixo, em dezembro, ambos foram afastados do cargo e não puderam ser empossados em janeiro deste ano.

O vice-prefeito chegou a ser preso. No início de agosto deste ano, os dois foram denunciados pelo Ministério Público por associação criminosa.

As novas eleições, no entanto, não têm ligação com a operação, mas sim com a candidatura cassada por propaganda eleitoral antecipada.

Eles são acusados de criarem um site de notícias para publicar benfeitorias que teriam sido feitas durante o primeiro mandato de Lélis na cidade, entre 2017 e 2020.

Candidatos

Coligação Respeito e Amor por Guaíra

  • Prefeito: Antonio Manoel da Silva Júnior (MDB)
  • Vice-prefeito: José Carlos Soares (MDB)
  • Partidos: MDB, PSB, PP, PSL, Patriota
  • Situação: deferida

Coligação Juntos Pela Democracia

  • Prefeito: Edvaldo Doniseti Morais (PSDB)
  • Vice-prefeito: Márcia Matsumoto (Cidadania)
  • Partidos: PSDB, PL, Cidadania, DEM, PC do B
  • Situação: deferida

Coligação Juntos por Justiça

  • Prefeito: Cláudio Armani (PMN)
  • Vice-prefeito: Eliana Maraca (Podemos)
  • Partidos: PMN / Podemos
  • Situação: indeferido com recurso
  • Apiaí (SP)

Os eleitores de Apiaí, na região do Vale do Ribeira, escolherão seu novo prefeito e vice hoje dia 3 de outubro. Estão concorrendo ao cargo os candidatos Anderson Roza (Uma Nova História para Apiaí), Luciano Polaczek (PSDB), Passoca (Apiaí Maior que a Crise) e Sérgio da Padaria (#vamosjuntoscomgestaoetrabalho). Eles têm como vices, respectivamente, Joseni Barbosa, Gilbertão do Encapoeirado, Andrei Rafael Aliaga e Polaco Moura.

Entenda o caso

Em dezembro de 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu o registro de candidatura de Donizetti Borges Barbosa (PSD), então vencedor do pleito, por ato doloso de improbidade administrativa.

Processo n 0600391-43.2020.6.26.0010

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br