✦ Política

Câmara de Poro Alegre aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas municipais

De acordo com a vereadora Fernanda Barth (PSC), uma das autoras do projeto, a iniciativa “foi motivada por reclamação de pais e responsáveis”.

   Na quarta-feira (6), a Câmara de Poro Alegre aprovou um projeto de lei que proíbe o uso de linguagem neutra nas escolas municipais e na administração municipal. O projeto foi aprovado por  20 votos a 11. O texto segue para sanção do Executivo.

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre emitiu nota em que declara que “concorda com a aprovação do projeto de lei que veta uso da linguagem neutra no município” e ressalta “a importância de seguir as normativas definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino do país”.

A proposta estabelece o uso da norma culta em toda a comunicação realizada por parte da administração pública municipal direta e indireta. As regras seguem a Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e a ortográfica ratificada pela comunidade dos países de língua portuguesa (CPLP).

De acordo com a vereadora Fernanda Barth (PSC), uma das autoras do projeto, a iniciativa “foi motivada por reclamação de pais e responsáveis”. Ela afirma que tem pleno entendimento de que a linguagem é dinâmica, mas que em relação ao ensino as regras devem ser seguidas.

“Estamos exigindo que professores usem a norma culta. Os professores têm que se ater a ensinar a norma culta”, disse a vereadora. 

“Sabemos que a língua é algo dinâmico e o projeto não tem a pretensão de impedir isto, mas entendemos que, dentro da sala de aula, os professores devem primar pelo uso correto da língua portuguesa, como já previsto em lei”, acrescenta Fernanda.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br