✦ Política

Calheiros e PT pedem quebra de sigilo da RenovaMídia, Jovem Pan e outros sites

Relator da CPI da Pandemia pede quebra de sigilo da RenovaMídia, Jovem Pan e outros sites.

  O relator da CPI da Pandemia, senador Renan Calheiros (MDB-AL), aliou-se ao senador Humberto Costa (PT-PE) para requisitar um inédito pedido de quebra de sigilo bancário contra veículos de informação do Brasil, inclusive o do portal Renova Mídia.

Nós tomamos conhecimento desta informação, neste sábado (31), com base em uma reportagem publicada pelo jornal Gazeta do Povo, logo após o blog O Antagonista compartilhar uma nota sobre o assunto.

Na noite desta sexta-feira, 30 de julho, uma jornalista da CNN Brasil já havia nos confirmado a informação ao entrar em contato por e-mail com o CEO da RenovaMídia em busca de mais detalhes sobre a inclusão do nome da empresa no requerimento.

Além deste singelo portal, segundo os jornais citados acima, os alvos da CPI são: Jovem Pan, Brasil Paralelo, Senso Incomum, Terça Livre, Conexão Política, Crítica Nacional e Jornal da Cidade.

Os pedidos de quebra de sigilo estão entre os 135 a serem apreciados na 38.ª reunião da CPI, que está marcada para o dia 3 de agosto, na retomada dos trabalhos da comissão, que está em recesso.

Ainda de acordo com as fontes, o requerimento apresentado pelos parlamentares alinhados à esquerda classificou todos os sites em questão como “grandes disseminadores das chamadas ‘fake news’“.

O jornal Gazeta do Povo ouviu a assessoria de Humberto Costa, que confirmou que o requerimento foi assinado conjuntamente pelo parlamentar e pelo relator Calheiros.

A assessoria do parlamentar acrescentou que a fundamentação apresentada no documento é a mesma que consta de outros requerimentos relacionados a jornalistas ou sites noticiosos por causa da “similitude do objeto”.

Ainda segundo os jornais, os dois senadores da República tiveram a proeza de pedir a quebra de sigilo bancário do webdesigner responsável pela primeira versão do portal da RenovaMidía, Tarsis de Souza Gomes.

No entanto, o fundador e CEO da RenovaMídia chama-se Tarciso Morais, que trabalha em tempo integral à frente desta iniciativa, sendo o autor da maior parte do conteúdo publicado pelo portal.

Estas informações são de conhecimento público e podem ser conferidas há vários anos na página “Sobre” do portal.

Além disso, uma rápida pesquisa no Google sobre o CNPJ da RenovaMídia aponta para o nome de Tarciso Morais como responsável pela empresa. 

Fundada em 15 de março de 2017, a RenovaMídia mantém uma cobertura em tempo real dos principais acontecimentos do Brasil e do mundo.

A nossa missão sempre foi oferecer um fluxo constante de informação, prezando pela qualidade e transparência, sem imposição de ponto de vista, permitindo, desta forma, que os leitores formem suas próprias opiniões.

Prometemos continuar com este trabalho apesar do conturbado e perigoso cenário nacional, onde jornalistas são perseguidos por parlamentares, com o apoio daqueles que alegam agirem em defesa da democracia e da liberdade de expressão.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br