✦ Política

Brasil libera cloroquina para pacientes com sintomas leves de Covid-19

 O Ministério da Saúde divulgou, nesta quarta-feira (20), o novo protocolo para o uso da hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com sintomas leves de coronavírus.

Atendendo à determinação do presidente da República, Jair Bolsonaro, a pasta autoriza a utilização do remédio também para alguns casos de pacientes com sintomas leves e moderados da doença.

Para os pacientes graves de Covid-19, como já acontecia, a cloroquina também está liberada.

Confira um trecho¹ do novo protocolo:

“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19.”

O médico terá liberdade para o uso, e os pacientes que aceitarem fazer o tratamento com a cloroquina terão que assinar² um termo de consentimento.

Ainda de acordo com o protocolo, a cloroquina “deve ser usada com precaução em portadores de doenças cardíacas, hepáticas ou renais, hematoporfiria e doenças mentais”.

Entre as contraindicações para o uso do medicamento, estão:

  • Gravidez;
  • Retinopatia/maculopatia secundária ao uso do fármaco já diagnosticada;
  • Hipersensibilidade ao fármaco;
  • Miastenia grave.

Em mensagem nas redes sociais na manhã de hoje, o presidente Bolsonaro lamentou as milhares de mortes por coronavírus e voltou a anunciar que a cloroquina iria ser alvo de um noto protocolo.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br