✦ Política

Bolsonaro: ‘O que Fachin tem na cabeça ao dar liminar contra lei que estava proibindo linguagem neutra?’

A entrevista foi exibida na manhã desta segunda-feira (10), mas foi gravada na semana passada.

  O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, por decisão que suspendeu uma lei estadual de SC que proibia o uso da “linguagem neutra” nas escolas.

“Você vê: linguagem neutra. O que que leva a isso? O nosso português já é uma língua difícil. Imagina como vai se manifestar lá fora perante o mundo. Se eu não me engano, Santa Catarina tem uma lei lá que foi sancionada pelo governador proibindo a linguagem neutra. O que o ministro Fachin fez? Deu uma liminar contra essa lei que estava lá proibindo a linguagem neutra”, criticou Bolsonaro à Jovem Pan News.

A entrevista foi exibida na manhã desta segunda-feira (10), mas foi gravada na semana passada.

“Que país é esse? Que ministro é esse do Supremo Tribunal Federal? O que que ele tem na cabeça? Virou ‘Eu quero, eu não quero’?”, prosseguiu Bolsonaro.

Em novembro de 2021, Fachin suspendeu os efeitos de uma lei de Rondônia que proibiu o ensino de novas formas de expressão da língua portuguesa.

A norma, assinada pelo governador Marcos Rocha (PSL), proibiu a linguagem neutra em editais de concursos públicos, no material didático e na grade curricular de instituições de ensino.

Em seu voto, Fachin destacou que, “a pretexto de valorizar a norma culta da língua, a lei configura ofensa à Constituição”. Segundo o magistrado, além disso, cabe somente à União legislar sobre a matéria.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br