✦ Política

Bolsonaro debocha da Globo: “Traficantes estão civilizados”

Presidente se manifestou após especialista ouvida pelo Grupo Globo apontar que queda de homicídios é ‘culpa’ de bandidos

   Durante conversa com apoiadores em Brasília (DF), nesta terça-feira (22), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a Globo. Ele se manifestou a respeito de uma informação divulgada pelo portal G1 e pela GloboNews a respeito da queda nos casos de homicídio em 2021.

– Vocês viram ontem no Jornal Nacional? Mandaram para mim porque eu não assisto àquela porcaria [do] Jornal Nacional, né. [Citando uma especialista, a repórter] Disse que a causa da diminuição de homicídio no Brasil é que os traficantes estão mais civilizados, estão matando menos. Se tivesse aumentado [o número de homicídios], ia ser [apontada] a questão do armamento, né – falou o presidente.

Em uma edição do Estúdio i, da GloboNews, a jornalista Carol Prado foi chamada na tela pela apresentadora Maria Beltrão para falar sobre uma notícia sobre a queda no número de assassinatos no Brasil. O índice nacional de homicídios, criado pelo G1 com base em dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal, apontou queda de 7% no número de assassinatos no Brasil em 2021, em comparação ao ano anterior.

Para compreender melhor a redução no número de mortes em 2021, a equipe da GloboNews entrevistou Samira Bueno, que é diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Porém, um problema técnico impediu que o áudio da especialista ficasse disponível no programa.

Foi então que Carol Prado voltou a fornecer informações sobre o assunto, citando alguns destaques apontados por Samira.

– Bom, a gente não conseguiu ouvir a Samira. Eu vou dar sequência. Ela [Samira] destacou um ponto importante aqui, Maria [Beltrão]: que muito da redução desse número de mortes vem de mudanças dentro da própria criminalidade. Grupos de traficantes de drogas se expandiram, se tornaram mais profissionais e passaram a adotar uma estratégia de menos mortes e [de] chamar menos atenção. Isso acabou diminuindo o número de conflitos e, consequentemente, de mortes também. Essa redução não foi igual para o país inteiro. Seis estados tiveram aumento de mortes violentas, sendo que quatro deles estão na Região Norte, que foi a única no país que teve alta no número de assassinatos. E especialistas dizem que isso tem a ver com uma fragilidade das instituições de fiscalização aí nessa região.

A parte da explicação, que destaca que “grupos de traficantes de drogas se expandiram, se tonaram mais profissionais” foi alvo de críticas nas redes sociais.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br