✦ Política

Arthur do Val é notificado pelo Conselho de Ética

Deputado tem cinco dias para apresentar defesa prévia

   O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) notificou o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, nesta quinta-feira (10). O parlamentar agora tem cinco dias úteis (até a próxima quinta) para apresentar uma defesa.

O deputado foi levado ao Conselho da Casa após o vazamento de um áudio em que ele afirma que as refugiadas ucranianas “são fáceis porque são pobres”. O processo pode resultar na cassação de seu mandato e na perda de direitos políticos.

Do Val recebeu a notificação através de seu e-mail. Nem ele e nem sua equipe se posicionaram sobre a tramitação do processo.

Nesta semana, o deputado se manifestou sobre o afirmou que suas falas sexistas foram “um erro num momento de empolgação”. A repercussão do caso também fez ele se desfiliar do Podemos e desistir de se candidatar ao governo de São Paulo.

A próxima reunião do Conselho de Ética para tratar do assunto será na sexta-feira (17), um dia após o recebimento da defesa prévia do deputado.

DEPUTADO SE MANIFESTA EM CARTA
O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) apelou aos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para que não perca o mandato na Casa como punição por áudios sexistas que gravou sobre mulheres refugiadas. Em carta enviada nesta terça-feira (8), ele também afirmou que este é seu “último ano” na Casa, e que não vai se candidatar a deputado estadual neste ano.

Na carta, do Val pede desculpas pelos áudios, declara ter sido “machista, desrespeitoso e imaturo” e diz aceitar sofrer uma punição, mas discorda que mereça ter o mandato cassado por quebra de decoro.

– Peço encarecidamente que considere a ausência de dolo e de dano a terceiros na dosimetria da pena. Se de um lado a punição é necessária, a cassação se faz excessiva – escreveu.

O deputado pediu ainda “serenidade” aos parlamentares para aplicar o que chamou de “uma pena justa”. Apesar de afirmar que “envergonhou o nome” da Alesp, disse que há uma comoção midiática efêmera na abertura do processo de cassação.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br