✦ Política
Tendência

AGORA: governo Lula atinge pior avaliação após presidente comparar Israel com Holocausto; veja números

A pesquisa indica que 60% dos brasileiros consideram essa comparação como exagerada.

    Os índices de aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registraram uma queda, conforme apontado por pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje. De acordo com o levantamento realizado entre os dias 25 e 27 de fevereiro, a aprovação ao trabalho do mandatário é de 51%, representando uma diminuição de 3 pontos percentuais em relação à pesquisa de outubro do ano passado. Paralelamente, a desaprovação à atuação de Lula aumentou de 43% para 46% no mesmo período.

A redução na avaliação positiva de Lula coincide com uma declaração na qual o presidente comparou as operações militares de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial. A pesquisa indica que 60% dos brasileiros consideram essa comparação como exagerada. Esse sentimento é mais acentuado entre os evangélicos (69%), embora seja menos pronunciado entre aqueles que votaram no petista nas eleições de 2022 (43%).

Outro fator contribuinte para a queda na aprovação do presidente é a percepção da população sobre a situação econômica do país. Conforme a pesquisa Genial/Quaest, 38% dos entrevistados acreditam que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses. Além disso, a expectativa em relação ao futuro da economia brasileira também diminuiu, com 46% dos brasileiros prevendo melhorias no próximo ano, uma queda de 9 pontos percentuais em comparação com o levantamento de outubro de 2023.

O quadro delineado pela pesquisa reflete o pior desempenho do governo desde abril de 2023, quando a aprovação do trabalho de Lula era de 51%, enquanto a desaprovação era de 42%. Naquela ocasião, o anúncio do Ministério da Fazenda sobre o fim da isenção de imposto sobre compras de até US$ 50 feitas em sites estrangeiros, como Shein e AliExpress, foi apontado como o elemento-chave para a queda na avaliação do governo.

Com informações de Estadão

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br