✦ Polícia

Polícia Militar Divulga o Relatório da operação Integrada Centauro II

 Considerando o impacto positivo após planejamento e execução de 85 operações policiais militares desencadeadas nos últimos 02 anos e, como forma de dar continuidade nas ações de preservação e manutenção da ordem pública na circunscrição do 15º Comando Regional, o qual abrange 09 municípios e 01 distrito, foi desencadeada no dia 15 de maio (sábado) a primeira fase da Operação Centauro II, que consistia no levantamento de informações de atividades criminosas em toda a regional.
A Agência Regional de Inteligência (ARI) do 15º Comando Regional, monitorou e levantou informações acerca das atividades criminosas desenvolvidas em todas as cidades que compõe o 15ºCR, subsidiando o serviço operacional ordinário e especializado para execução de ações
preventivas e repressivas principalmente ao tráfico ilícito de drogas, além do mapeamento das áreas onde os índices criminais ocorrem com maior frequência, direcionando a atividade móvel de fiscalização para esses locais, reduzindo e controlando indicadores criminais na regional.
Sendo assim, após o levantamento de informações pela ARI, foi desencadeada a segunda fase, repreensiva, onde as ações e incursões foram direcionadas para áreas mapeadas com maior incidência criminal, principalmente no enfrentamento ao tráfico ilícito de drogas, porte e posse ilegal de armas de fogo.

Efetivo

Durante os transcorrer da Operação Centauro II foi utilizado efetivo das unidades especializadas da Cavalaria de Nova Mutum e Força Tática do 1º e 15º Comando Regional – efetivo ordinário das unidades do 15º Comando Regional, além do apoio da Polícia Judiciária Civil (PJC), Polícia Penal (PP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e, POLITEC.
Desta forma, foram realizadas ações preventivas e repressivas imediatas em todos municípios da 15ª Região Integrada de Segurança Pública (15ª RISP), atuando nas zonas urbanas e rurais, utilizando estratégias diretas de controle aos crimes contra o patrimônio (furto e roubo), assim como, o enfrentamento a um dos principais vetores destes crimes, o tráfico de drogas.
Diante do cenário atual e aumento significativo de casos de contaminação pelo vírus COVID-19, foram tomadas todas as medidas de prevenção necessárias pelos profissionais que atuaram durante a operação, sendo assim, foi obrigatório o uso de luvas, máscaras de proteção facial e álcool em gel, tanto para o uso pessoal quanto para a higienização do ambiente de trabalho.

As ações continuarão ocorrendo em toda circunscrição do 15º Comando Regional, quando, serão intensificados o patrulhamento nas áreas mapeadas com maior incidência de ocorrências, ocorrendo a prevenção, trazendo desta forma a sensação de segurança a comunidade, através da ação presença da Polícia Militar nesses locais.
Ademais, vale ressaltar que, a integração das Forças de Segurança pública, assim como, o apoio da Secretária de Segurança Pública e do Comando Geral no envio de reforços, diárias e materiais, que são essenciais para o desenvolvimento das operações preventivas.
O êxito da operação deve-se a integração das unidades especializadas com o serviço ordinário, assim como, pelo levantamento ainda de informações realizado pela ARI do 15º CR.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br