✦ Polícia

PF mira desvio de recursos na compra de respiradores em Fortaleza

 A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta segunda-feira (25), oito mandados de busca e apreensão em residências, empresas e órgãos públicos de Fortaleza, no Ceará, e em São Paulo.

Os agentes da PF investigam desvios de recursos públicos na aquisição de respiradores, informou a corporação em nota¹ à imprensa.

Com apoio do Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria-Geral da União (CGU), a operação “Dispinéia” identificou indícios de ausência de capacidade técnica e financeira de uma empresa paulista contratada sem licitação pela Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza.

Os investigadores da PF também identificaram o superfaturamento dos valores pagos pelos equipamentos, que chegaram a R$ 34,7 milhões.

De acordo com a nota da PF: 

“Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal do Ceará após representação decorrente de inquérito policial que apura malversação e desvio de recursos públicos federais, bem como crimes previstos na lei de licitações, na aquisição de equipamentos respiradores em dois procedimentos de dispensa de licitação realizados pela Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza.”

A corporação completou:

“Comparando-se com outras aquisições de equipamentos com a mesma especificação durante o período de pandemia, chegou-se a indícios de um potencial prejuízo financeiro de até R$ 25,4 milhões aos cofres públicos.”

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br