✦ Polícia

Lava Jato faz operação contra repasse de R$ 25 milhões da JBS para grupo de Cid Gomes

 A Polícia Federal (PF) cumpre nesta sexta-feira (16) mandados de busca e apreensão contra empresas que teriam sido utilizadas pela J&F, dona da JBS, para repassar 25 milhões de reais, como caixa 2, ao grupo político do senador Cid Gomes.

A ação foi batizada de Marquetagem e a maioria dos 17 alvos são empresas do setor de marketing e propaganda. São 17 mandados de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza, São Paulo e Salvador.

As empresas de propaganda e marketing teriam sido usadas para recebimento das propinas. Segundo a PF, a operação visa angariar provas acerca de ‘condutas potencialmente ilícitas de agentes políticos e empresários envolvidos na liberação de créditos tributários oriundos do Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará – PROAPI, em troca do recebimento de propina’.

O repasse da J&F para as empresas estaria ligado à liberação de créditos tributários a que a empresa tinha direito no Programa de Incentivos às Atividades Portuárias e Industriais do Ceará, o Proapi.

A corporação indica que as vantagens indevidas teriam sido pagas por meio da simulação da prestação de serviços publicitários e do uso de notas fiscais frias e doações oficiais para campanhas eleitorais em 2010 e 2014.

A investigação, que segundo a Polícia Federal consiste em mais uma fase a Operação Lava Jato Eleitoral, apura crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br