✦ Polícia

Delegada alerta para risco de crimes: “Melhor desativar a função”

O hábito das empresas de não pedirem documentos de clientes facilita ação dos criminosos

  A ferramenta de pagamento por aproximação surgiu durante a pandemia para evitar o contato com superfícies e frear o contágio da doença. Os criminosos, no entanto, têm se aproveitado dessa tecnologia que se tornou o pesadelo para muitas vítimas de roubos e furtos.

Segundo a delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande, Elaine Fernandes, em quase 99% dos casos atendidos em que cartões com essa tecnologia são levados, os criminosos conseguem ficar com valores das vítimas.

“Está trazendo mais prejuízo do que benefícios, e isso é muito sério. Os criminosos estão se valendo da tecnologia que veio para dar mais praticidade às pessoas”.

Fernandes explica que geralmente as vítimas não cancelam os cartões assim que o crime acontece e os bandidos aproveitam para fazer a “festa” e tirar tudo o que puderem das contas bancárias por meio de compras.

Nem todos os cartões têm um limite que exija a digitação de uma senha para concluir a compra; e isso também facilita a ação dos criminosos.

“Os criminosos, em ato contínuo [logo após o assalto], já vão para o estabelecimento comercial e subtraem os valores que puderem. Normalmente vão fazendo saques picados até atingir o limite do cartão”.

“Eu tenho certeza, pelos casos que a gente acompanha, que é melhor você não ter do que ter e ficar mais vulnerável. Recomendo que retirem essa funcionalidade do cartão”.

É possível desativar a função entrando em contato com a central de atendimento do banco ou mesmo nos aplicativos.

Outro ponto que facilita a ação dos criminosos é o hábito dos estabelecimentos em não exigir um documento de identidade para comprovar a titularidade do cartão.

“Se não tivesse esse costume no nosso País, das pessoas não exigirem o documento, até poderia se vislumbrar a questão da receptação em relação ao estabelecimento, ainda que culposa”, destacou.

Em caso de subtração de valores da conta mediante o roubo e furto dos cartões, a vítima pode entrar com uma ação de ressarcimento.

Caso recente

Dois irmãos que aterrorizaram moradores de Cuiabá e Várzea Grande foram presos no dia 28 de junho por uma série de assaltos a mão armada na região metropolitana.

Em um dos casos a dupla roubou cartões de duas vítimas e subtraíram das contas bancárias delas cerca de R$ 1100,00.

O crime foi registrado por câmeras de segurança que mostraram a tranquilidade de dupla em cometer o crime.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br