✦ Mundo

Presidente da Colômbia faz mudança radical nas Forças Armadas e força aposentadoria de 52 generais

Havia apenas um major-general ativo na Polícia (Henry Armando Sanabria Cely), que foi posteriormente nomeado diretor da força.

   Nos primeiros dias de seu mandato, o presidente esquerdista colombiano Gustavo Petro aposentou 52 generais. Trata-se da maior varredura na história da Colômbia.

A maioria dos generais aposentados eram da Polícia (24), seguidos pelo Exército (16), mais 6 outros da Força Aérea e outros 6 almirantes da Marinha, foi relatado.

Havia apenas um major-general ativo na Polícia (Henry Armando Sanabria Cely), que foi posteriormente nomeado diretor da força. Os demais têm menos de um ano de experiência nesses cargos.

Petro já havia avisado como candidato que iria buscar novas lideranças entre os mais jovens. E desde que ele nomeou Ivàn Velásquez como ministro da Defesa, era óbvio para os analistas locais que qualquer pessoa remotamente ligada a qualquer irregularidade seria preterida. É prática comum que sempre que um oficial subalterno é promovido em detrimento de outros, este último deve se afastar.

Para que o general Sanabria Cely chegasse ao topo, 10 generais superiores a ele foram preteridos, mas, novamente, para nomear a brigadeiro-general Jackeline Navarro Ordóñez como a segunda mulher a se tornar vice-diretora, outros 12 generais tiveram que ir.

Quando Álvaro Uribe assumiu a presidência, com Juan Manuel Santos como ministro da Defesa, eles escolheram o general Oscar Naranjo como diretor de polícia, varrendo apenas 12 generais. Em 1993, o General Rosso José Serrano tornou-se Diretor de Polícia demitindo 10.000 oficiais, com não muitos generais entre eles.

Todas as Forças Militares estarão sob o comando do General Helder Fernan Giraldo Bonilla; O general Luis Mauricio Ospina Gutiérrez chefiará o Exército; O general Luis Carlos Córdoba Avendaño será o chefe da Força Aérea e o vice-almirante Francisco Hernando Cubides Granados liderará a Marinha.

Todos eles foram instruídos a aplicar uma política de corrupção zero, pois todos se reportam a Velásquez, um acadêmico de direito especializado em corrupção.

Os novos chefes têm um segundo princípio a cumprir: violação zero dos Direitos Humanos.

“Aqui não olhamos para pensamentos políticos nem nada do tipo, nos interessa que essa Força Pública seja profissional em todos os sentidos da palavra. Queremos uma política de dignificação e melhoria da qualidade de vida dos soldados e policiais”, disse Petro ao trazer de volta sua proposta de eliminar barreiras entre oficiais e suboficiais para que depois de chegar ao Sargento-Mor este último possa continuar recebendo promovido.

O Petro quer uma Força Pública “mais democrática” em que o mérito seja o único critério de promoção.

Antes de sua eleição, o presidente prometeu a primeira reforma policial desde que se tornou parte das Forças Armadas após um golpe militar em 1953.

Petro também prometeu buscar uma negociação de “Paz Total” com grupos armados ilegais como o grupo guerrilheiro ELN e grupos formados após a desmobilização parcial das FARC e da organização paramilitar AUC .

Petro venceu as eleições por apenas dois pontos percentuais e ainda é uma figura controversa na Colômbia, onde a maioria não vê com bons olhos a participação de ex-guerrilheiros na política.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br