✦ Mundo

ONU pede que Brasil receba haitianos acampados na fronteira dos EUA

Entidade indagou sobre a possibilidade de receber cidadãos do país caribenho

  A Organização Internacional para as Migrações (OIM) pediu formalmente ao governo brasileiro que receba imigrantes haitianos acampados ao longo da fronteira entre Estados Unidos e México.

De acordo com a agência Reuters, o braço de imigração da Organização das Nações Unidas (ONU) quer que o Brasil receba haitianos com filho brasileiro, ou que tenham passado em solo tupiniquim antes de ingressar no México em sua jornada rumo aos Estados Unidos.

Especula-se que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, tenham discutido a proposta na última terça-feira (21), em Nova York.

Em nota, a OIM afirmou que possui “um programa de retorno voluntário que auxilia imigrantes de várias nacionalidades”. Sem dar detalhes, declarou que “a implantação deste programa exige um acordo entre os países desenvolvidos”.

O Haiti é o país mais pobre das Américas. Depois que o presidente Jovenel Moïse foi assassinado em julho, a crise política e econômica só aumentou. Como se não bastasse, a região ainda lida com desastres naturais e foi atingida por um terremoto no mês passado.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br