✦ Mundo

Nova diretoria do Facebook deve trazer Trump de volta às redes sociais

 Nas próximas semanas, o novo Oversight Board da Facebook Inc. anunciará se Donald Trump terá permissão para postar novamente no Facebook e Instagram. Com base em suas decisões recentes em outros casos, o conselho parece prestes a encerrar a suspensão de Trump pelo Facebook, que iniciou depois dos ataques de 6 de janeiro contra o Capitólio. A informação é da Bloomberg.

Uma decisão pró-Trump pode influenciar outras plataformas, incluindo o Twitter, que baniu permanentemente o ex-presidente. O YouTube, disse em 4 de março que encerraria a suspensão de Trump quando o risco de violência política diminuir.

Ao justificar sua decisão de suspender Trump por tempo indeterminado, o Facebook disse que procurava evitar “o uso de nossa plataforma para incitar uma insurreição violenta contra um governo eleito democraticamente”.

Mas então a empresa encaminhou a suspensão de Trump ao Conselho de Supervisão, um órgão quase judicial que ela criou no ano passado para revisar as decisões de moderação de conteúdo e emitir regras que a empresa promete seguir. O conselho é composto por 20 acadêmicos, advogados e líderes cívicos globalmente diversificados, bem como um ex-primeiro-ministro da Dinamarca e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Embora o conselho não tenha sido tímido em questionar o Facebook, revogando as decisões da empresa em cinco dos seis casos decididos até agora, esse número de primeira linha pode ser enganoso. O conselho tem jurisdição apenas sobre as decisões do Facebook de remover conteúdo, o que significa que geralmente é decidido restaurá-lo. Pelo menos por enquanto, o conselho não tem permissão para revisar casos em que o Facebook permitiu que material potencialmente prejudicial – como incitação, discurso de ódio ou desinformação – permanecesse em sua plataforma.

No domingo (21), Jason Miller, um porta-voz da campanha de Trump em 2020, afirmou à emissora que Trump retornaria às redes sociais com uma nova plataforma própria que “redefiniria completamente o jogo”, a sua rede social.

Miller não deu detalhes, e nenhum comentário estava imediatamente disponível de autoridades da Organização Trump.

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br