✦ Mundo
Tendência

Nayib Bukele diz ter erradicado o ‘Câncer’ das Gangues em El Salvador e defende estado de Exceção

O candidato presidencial da Arena, Joel Sánchez, instou os salvadorenhos a participarem e denunciou “anomalias” nas primeiras horas da votação.

    O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou em coletiva de imprensa neste domingo que sua administração conseguiu erradicar o “câncer” das gangues do país, garantindo que 85% do território nacional não está mais sob o controle delas. Ele defendeu o estado de exceção em vigor há quase dois anos. Bukele rejeitou críticas de organizações de direitos humanos ao estado de emergência, admitindo detenções de milhares de pessoas inocentes como “erros”. Após um fim de semana com 87 assassinatos, Bukele decretou estado de exceção, enviando quase 76 mil pessoas para a prisão e reduzindo os homicídios a mínimos históricos.

Sobre a implementação de seu regime de emergência, Bukele afirmou: “Se você perguntar aos latinos nos Estados Unidos, 100% concordam com o que estamos fazendo aqui”. Ele destacou a afluência de salvadorenhos ao exterior, especialmente aos Estados Unidos, para votar.

Questionado sobre o que esperar de um segundo governo, Bukele garantiu que, além da segurança com o desmantelamento das gangues, a prioridade é a recuperação econômica de El Salvador. Ele fez referência ao presidente argentino Javier Milei, elogiando-o e oferecendo colaboração.

Bukele descartou a necessidade de uma reforma constitucional para permitir a reeleição por tempo indeterminado, afirmando que não é necessária. Ele não esclareceu se buscará a reeleição novamente no futuro.

O presidente acusou o órgão eleitoral e a empresa responsável pela contagem dos votos de fecharem locais de votação sem permitir que as pessoas na fila votassem, qualificando isso como um “crime”.

Bukele votou neste domingo em meio a forte segurança e cumprimentou apoiadores. Ele é o primeiro presidente de El Salvador a buscar a reeleição, apesar da proibição constitucional. O caminho para sua reeleição abriu-se em 2021 com uma alteração na interpretação da Constituição.

Os salvadorenhos votaram nas eleições que deram reeleição e maior poder ao presidente, elogiando sua abordagem rigorosa contra as gangues. O candidato presidencial da Arena, Joel Sánchez, instou os salvadorenhos a participarem e denunciou “anomalias” nas primeiras horas da votação. O candidato da FMLN, Manuel Flores, propôs aumentar a pensão básica universal e promover a agricultura, entre outras medidas.

(Com informações da EFE e AFP)

Participe do nosso Grupo
Entre no grupo do CIDADE NEWS OFICIAL no WhatsApp e receba notícias em tempo real GRUPO 1 | GRUPO 2

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Feito com muito 💜 por go7.com.br